terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

2x2 = Shinobuden (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 17/06/2005

Alternativos: Ninja Nonsense, Ninin ga Shinobuden
Ano: 2004
Diretor: Haruo Sotozaki
Estúdio: UFO Table
País: Japão
Episódios: 12
Duração: 24 min
Gênero: Comédia

Mais um anime que segue a linha "humor-metralhadora" de Excel Saga, 2x2 Shinobuden é uma série de 12 episódios, produzida em 2004 pela Media Works e que conta a história de Shinobu, uma bela aprendiz de ninja na Academia de Ninjas (duh!). Para conseguir se graduar como uma "kunoichi" (denominação correta para mulheres-ninjas), Shinobu deve realizar as missões designadas por seu Mestre, uma bola amarela com barba, asinhas, bracinhos e perninhas, mas que pode se transformar em um ser humano fortão, se assim o quiser (!). Shinobu é tão "inteligente" que nem percebe que seu ajudante, Onsokumaru, é na realidade o seu Mestre, sem a barba postiça.


Para realizar as missões impossíveis designadas por seu Mestre/Onsokumaru, Shinobu possui um arsenal de técnicas-ninja ocultas, como a "Técnica de Piada", "Técnica de Desaparecimento", "Técnica Faça as Memórias Sumirem" ou "Técnica Pulando Enquanto Cochila", todas elas com um ponto em comum: são absolutamente ineficazes.

Ao tentar realizar sua primeira missão (coletar roupas de baixo de adolescentes), Shinobu invade a casa de Shiranui Kaede, uma estudante que se encontra naquele período complicado de acúmulo de provas escolares. Após a confusão que se instala durante a invasão, Shinobu e Kaede se conhecem melhor e acabam se tornando amigas. Pior para Kaede que, sem aviso prévio, cai de cabeça num mundo louco, repleto de aprendizes de ninja acerebrados e com os hormônios à flor-da-pele, liderados pela tal bolota amarela, tarada e retardada que fala "Gabora" o tempo todo. Programão, hein?


Em um anime como este, nem vale a pena tentar comentar mais sobre o enredo, já que ele simplesmente não existe. Cada um dos 12 episódios é dividido em duas histórias insanas que não se relacionam entre si, mas mostram apenas algum evento isolado que serve de desculpa para um desfile de situações cômicas e diálogos sem nexo. Verdade seja dita, em um anime como 2x2 Shinobuden, esta fórmula batida funciona muito bem.




Se a animação não é lá estas coisas, a trilha sonora é banal e a história se resume a um fiapinho de nada, o fator diversão faz com que a experiência de se assistir a este anime seja mais do que válida. E, para os espectadores tarados, ainda existe um bocado de "fan-service" e "shoujo-ai" para alegrar a vida, algo muito bem-vindo, especialmente em um anime com um desenho de personagens tão agradável, hehehe...


Os personagens são bem cativantes, apesar de nada originais. Shinobu é um clichezão ambulante em se tratando de mulheres lerdas: acredita em tudo que escuta, ri de qualquer coisa, chora à toa e é sempre otimista. Kaede é uma boa surpresa, pois serve de contraponto para a lerdeza de Shinobu. Apesar de sofrer um bocado nas mãos de Onsokumaru & Cia, ela não deixa nada passar batido e encara todo mundo de igual para igual. Os aprendizes da escola são muito engraçados, não tiram a máscara de jeito nenhum, nem mesmo para tomar um banho no rio, e ficam sempre ao lado de Shinobu em qualquer situação... afinal, quem ficaria contra uma "kunoichi" tão gostosinha e simpática? Temos ainda a irmã mais nova de Shinobu, Miyabi, uma poderosa monja "shinto" que não perde a chance de dar uma bela "coça" em Onsokumaru.


Falando em Onsokumaru, ele é a principal razão para se assistir a esta série. O cara, se é que podemos chamar uma bola amarela de "cara", pode ser considerado uma versão "light" de Dark Schneider (Bastard). Sacana, tarado e gozador, não perde a chance de tirar uma onda com a cara de Shinobu, só para poder ficar mais perto daquelas coxinhas e peitinhos sedutores, mesmo que isto resulte em uma surra homérica. Com uma dublagem hilária por parte de Norio Wakamoto (também responsável pela voz de Vicious em "Cowboy Bebop" e Kagato em "Tenchi Muyo!"), Onsokumaru ofusca os demais personagens quando aparece em cena, e é garantia de muitas situações bizarras e hilárias.





2x2 Shinobuden é uma série mediana, que provoca muitas risadas mas não se destaca especialmente em nenhum ponto, exceto pelo excepcional Onsokumaru. Podem assistir sem medo de se arrependerem, mas não esperem demais. 2x2 Shinobuden é muito legal, mas não é nenhum Excel Saga.


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário