terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Battle Angel Alita (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 19/08/2002.


Alternativos: Gunnm, Hyper Future Vision GUNNM, Tsutsu Yume Gunnm
Ano: 1993
Diretor: Hiroshi Fukutomi
Estúdio: Madhouse
País: Japão
Episódios: 2
Duração: 35 min
Gênero: Sci-Fi / Drama / Shounen


Zalem é uma cidade futurista suspensa no ar, semelhante a uma fortaleza. O acesso a Zalem é liberado apenas a poucas pessoas, integrantes da elite intelectual e econômica. Scrap Iron City funciona como um distrito industrial de Zalem, produzindo o que for solicitado pelas elites e recebendo em troca uma quantidade enorme de lixo. O único contato possível entre estas duas cidades acontece através de tubos enormes, por onde são enviados os bens produzidos em Scrap Iron City. Qualquer pessoa não autorizada que tente entrar em Zalem é imediatamente executada.

É neste ambiente que encontramos Ido, um brilhante cientista que repara robôs e cyborgs danificados em Scrap Iron City. Em suas constantes buscas no lixo enviado por Zalem, Ido encontra a cabeça de uma cyborg ainda viva. Após reconstruí-la, Ido dá a ela o nome de Gally, e passa a cuidar da mesma como sua filha. Como um bom pai, Ido explica a Gally os perigos que ela, uma cyborg, está sujeita a enfrentar...

Apesar de toda a tecnologia disponível, alguns órgãos humanos são necessários para a construção de cyborgs completos, o que gera um rentável comércio de roubo e tráfico destes órgãos. O mais valioso de todos é a medula espinhal, obrigatória para fazer a junção do cérebro cibernético com o corpo mecânico. Os cyborgs são o alvo predileto dos ladrões, pois é muito mais fácil retirar uma medula de um andróide do que de um ser humano. Para evitar a ação desenfreada destes bandidos, entram em ação os "Hunter Warriors", caçadores de recompensas que capturam os contraventores em troca de uma boa grana.


Produzido em 1993 pela Madhouse, Battle Angel Alita (Gunnm) é baseado no mangá escrito por Yukito Kishiro, e seu projeto foi supervisionado pelo famoso Rin Taro (X, Metropolis). A animação desta série é fantástica, mesmo sem utilizar um pingo de computação gráfica, e os traços dos personagens são excelentes. É preciso deixar claro que Alita não é um anime para qualquer pessoa. Apesar de não ser apelativo, possui uma história cruel e tocante, e a violência é mostrada detalhadamente, com muito sangue.

Além de Gally e Ido, outros personagens importantes são Chiren, uma cientista que nutre uma certa rivalidade com Ido; Yugo, um rapaz que trabalha como uma espécie de "faz-tudo" e que sonha em, um dia, morar em Zalem; e Mister Vector, diretor da Fábrica, local onde se constroem os novos cyborgs.

Apesar de curto (apenas 2 OVA´s de 40 minutos), Battle Angel Alita é um anime complexo e que explora a fundo a luta das pessoas para realizarem seus sonhos. É difícil não se envolver com os conflitos emocionais de Gally, com a luta de Chiren e Yugo para ascenderem a Zalem ou, mesmo, com o trabalho quase humanitário de Ido com seus cyborgs avariados, buscando esquecer seu passado outrora glorioso em Zalem.



Battle Angel Alita é um dos melhores OVA´s produzidos até hoje. Agrada tanto aos que procuram muita ação quanto àqueles que preferem uma história mais complexa. Altamente recomendado!


Marcelo Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário