quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Kareshi Kanojo no Jijou (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 04/05/2002.

Alternativos: Kare Kano, Karekano, His and Her Circumstances
Ano: 1998
Diretor: Hideaki Anno / Kazuya Tsurumaki
Estúdio: Gainax / J.C. Staff
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Drama / Romance


Após o sucesso estrondoso de Neon Genesis Evangelion, muita gente se perguntava qual seria o próximo passo da Gainax, personificada pelo genial Hideaki Anno. A lógica indicaria, talvez, que se tentasse uma segunda temporada de Evangelion (garantia de sucesso), mas a Gainax é conhecida por séries que duram apenas uma temporada. Talvez uma outra série de mechas... mas um "shoujo"??

Pois é, a Gainax pulou da viagem lisérgica que era Evangelion e acabou realizando o engraçadíssimo e hilariante Kareshi Kanojo no Jijou (His and Her Circumstances), ou Karekano para os íntimos. Vamos à história...

Miyazawa Yukino é a garota mais popular da escola: inteligente, carismática, bonita, ela é a própria imagem da perfeição, e venerada por todos os estudantes. Seu mundo começa a ruir quando surge na escola Arima Souchiro, um rapaz enigmático e muito inteligente, cuja popularidade rivaliza com a de Miyazawa. Vendo em Arima uma ameaça em potencial a seu reinado na escola, Miyazawa embarca numa missão louca, buscando a todo custo superar Arima, para humilhá-lo e mostrar, de uma vez, quem é a "manda-chuva" na escola. Arima, pelo contrário, admira Miyazawa e nem suspeita das maquinações que a mesma faz por debaixo dos panos... mesmo "derrotado" nas notas das provas, Arima surpreendentemente parabeniza Miyazawa, o que desperta nela um lado até então desconhecido. A partir daí, muita coisa acontece, as máscaras começam a cair, e o que existia de ódio por parte de Miyazawa transforma-se em afeição, em carinho... em amor.


O que diferencia Karekano de grande parte dos "shoujos" é sua autenticidade, além do excelente equilíbrio entre drama e comédia. Algumas seqüências são de matar de rir (literalmente), talvez entre as mais hilárias já feitas para um anime... outras, dramáticas e devidamente embaladas por uma bela trilha sonora, levam lágrimas aos olhos. Em relação à autenticidade, você realmente percebe que o sentimento surgido entre Arima e Miyazawa cresce naturalmente, nada é forçado. Para quem nunca se apaixonou, talvez seja difícil captar a verdadeira emoção desta série... mas, cá entre nós, quem nunca se apaixonou na vida?! ;)

Com coadjuvantes hilários, ótimas histórias paralelas e uma qualidade gráfica excelente para uma série de TV, Karekano é uma série quase perfeita. Eu gostaria muito de lhe dar uma nota máxima, mas algumas coisas me impedem de fazê-lo. Em primeiro lugar, o ritmo da série, perfeito até a metade da série, começa a cair, deixando a apaixonante história de Arima e Miyazawa em segundo plano e focalizando mais as histórias paralelas. Mas o que realmente impede Karekano de ser uma série nota 10 são os irritantes "flashbacks", que acontecem várias vezes em alguns episódios mas atingem o ápice nos episódios 14 e 15... quem assistiu à série, sabe do que estou falando. =( Para completar, parece que houve uma briga feia entre os responsáveis pela série, e o final da mesma acabou sendo feito a toque da caixa.



Ainda assim, Karekano é excepcional! Mostra que a Gainax é realmente uma equipe fora do comum, capaz de realizar obras-primas em qualquer estilo de anime. Se quiser rir até ter dor de barriga, se emocionar ou simplesmente assistir a um dos melhores animes já feitos, não deixe de ver Karekano!


Marcelo Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário