Ano: 1996
Diretor: Koji Morimoto, Tensai Okamura, Katsuhiro Otomo
Estúdio: Bandai Visual / Studio 4ºC
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 113 min
Gênero: Comédia / Drama / Sci-Fi
Após o estrondoso sucesso de Akira (1988), obra que abriu definitivamente as portas do Ocidente para a animação japonesa, houve muita especulação sobre qual seria o próximo passo de seu visionário criador, Katsuhiro Otomo. Após uma longa espera, chega ao mercado, no ano de 1996, o impressionante Memories. Produzido por Otomo, Memories é um longa-metragem composto por 3 histórias independentes e de estilos distintos, cada qual dirigida por uma pessoa diferente.
==============================
MAGNETIC ROSE



(Direção de Koji Morimoto)
==============================
STINK BOMB
Nobue Tanaka é um funcionário do laboratório farmacêutico Nishibashi que vive na pacata e monótona cidade de Yamanashi. Tanaka-san não está em um de seus melhores momentos: sem namorada, com uma gripe terrível e um nariz que não pára de pingar, é difícil imaginar que as coisas possam ficar ainda piores na vida de nosso pobre protagonista. Nada que umas pílulas erradas tomadas na hora errada não possam remediar! ^_^
Stink Bomb é o extremo oposto de Magnetic Rose: uma paródia engraçadíssima e repleta de situações absurdas, que detona sem dó nem piedade os papos pseudo-intelectuais de cientistas e militares, frente a uma situação apocalíptica. Stink Bomb aproveita para dar umas pancadas na reputação de bondade e altruísmo freqüentemente atribuída aos Estados Unidos... aqui, o Exército americano é retratado como um grupo de militares interessados apenas em armas e dinheiro, e que estão se lixando para o que possa acontecer com os civis japoneses.
Apesar de não ser dirigido por Katsuhiro Otomo, Stink Bomb é o episódio que, visualmente, mais se aproxima do estilo do criador de Akira. Com uma animação simplesmente fantástica e uma trilha sonora animada e cômica, Stink Bomb consegue ser crítico e bem humorado ao mesmo tempo. Não é revolucionário, não é perfeito, mas é delicioso de se assistir!
(Direção de Tensai Okamura)
==============================
CANNON FODDER
A vida nesta sociedade opressiva e industrializada gira em torno dos canhões que dominam a paisagem. A população limita-se a fazer as mesmas tarefas monótonas e repetitivas, todo santo dia, apenas para garantir a manutenção e funcionamento perfeito destes canhões. Neste ambiente repleto de pessoas com espíritos semi-mortos e que vivem na inércia, a esperança sobrevive na cabeça de um visionário garoto que sonha em se tornar, um dia, o mestre do grande canhão, cargo de maior honra nesta estranha sociedade.


Cannon Fodder é o mais rico dos três episódios de Memories, em relação à linha de pensamento e estilo narrativo. Não chega ao nível de perfeição de Magnetic Rose, se compararmos os dois episódios na totalidade, mas é uma obra excepcional, que fecha Memories com chave de ouro.
(Direção de Katsuhiro Otomo)
==============================
Memories é uma obra de arte! Não dá para entender a razão pela qual nenhuma empresa ocidental teve interesse em distribuir este anime pelas bandas de cá. Um dos melhores animes adultos já produzidos. Imperdível!
(Correção (05/07/2004) - Finalmente Memories foi lançado em DVD no Brasil!!
Marcelo Reis
a unica merda é que os animes são brizados pra crl, as pessoas parecem que não querem se comunicar uma com as outras, bastava o cara falar pra "fantasma" que só queria voltar pra casa? alem de ficar criticando a coitada??
ResponderExcluire o bang do menino lá, o menino é muito BURRO e idiota pra não saber que ele é uma arma quimica sendo que ta explicito para ele... os E.U.A queria segurar a vida do garoto e todo mundo queria matar lo, ta certo, ele era uma arma quimica...MAS MANO, DENTRO DAQUELE TRAJE, ELE NÃO TAVA FAZENDO MAL A NINGUEM, prende ele num bunker mano, é dificil?.. e o Canon fodder,beleza, MAS CADE O DESFECHO? quem era a cidade inimiga? poxa, filmes sem finais é bonito...é legal, MAS NÃO TEM FINAL MANO QUE RAIVA!!!! EU QUERIA VER O QUE VAI ACONTECER??? CADE O FINAAAL?????!?!!?