sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Muramasa (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 31/12/2009.

Ano: 1987
Diretor: Osamu Tezuka
Estúdio: Tezuka Productions
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 9 min
Gênero: Violência / Terror


Curta-metragem de 9 minutos lançado em 1987, com roteiro e direção de Osamu Tezuka, "Muramasa" narra a jornada de um "ronin" (samurai sem mestre) que encontra uma espada mágica enfiada num espantalho. O "ronin" começa a surtar porque esta espada não apenas o torna superpoderoso mas, ainda, o deixa com uma ânsia incontrolável de matar quem aparecer na sua frente.

Sem diálogos e com uma trilha sonora bem típica do Japão feudal, com uso abundante de "shamisens", "kotos" e "taikos", "Muramasa" possui uma animação bem econômica e um desenho de personagens estranho, mas o trabalho de arte, no geral, é muito bom, com um ótimo uso de cores para acentuar o clima de pesadelo e loucura crescentes.


"Muramasa" foi uma das últimas animações dirigidas por Osamu Tezuka, e mostra que o grande mestre dos mangás não se acomodara com os louros do sucesso. Curto, conciso e interessante, "Muramasa" é uma obra de animação bem experimental, mais parecendo uma colagem de pôsteres ("kami-shibai", também citado na resenha de "Midori"). Com um ótimo final, ainda que meio previsível, "Muramasa" está longe de ser uma obra-prima, mas mesmo com sua simplicidade narrativa e economia de animações, é bem mais interessante que o ambicioso "Legend of the Forest", obra de Tezuka também lançada em 1987.



Um detalhe histórico interessante: um ferreiro chamado Sengo Muramasa viveu no Japão no século XVI, e de acordo com relatos, acreditava-se que sua personalidade insana e sanguinária havia sido incorporada às suas espadas e lanças. Aparentemente, as lâminas de suas armas tinham sede de sangue e levavam os espadachins a cometerem massacres ou o suicídio.


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário