Ano: 1991
Diretor: Takeshi Mori
Estúdio: Gainax
País: Japão
Episódios: 2
Duração: 50 min
Gênero: Comédia / Drama / Histórico / "Mockumentário"


A história do anime começa em 1982 e gira em torno da vida de Kubo, um comunicativo e atraente estudante com um promissor futuro como jogador de tênis. Kubo leva uma vida tranqüila, cumprindo à risca suas obrigações e participando dos festivais da escola, como qualquer estudante japonês responsável. As coisas começam a tomar um novo rumo quando Kubo se encontra por acaso com Tanaka, um amigo de quem não tinha notícias há muito tempo. "Otaku" até a alma, Tanaka começa a mostrar um novo mundo a Kubo, no qual não existem limites para a fantasia e a imaginação: o mundo dos animes!


No entanto, é inegável que são os pequenos depoimentos com pessoas reais - na verdade, um "mockumentary" - o real atrativo de Otaku no Video. Com o sugestivo nome "Retratos de um Otaku", estes impressionantes relatos mostram como o fanatismo exacerbado pode levar as pessoas a comportamentos doentios, perdendo a noção entre o que é realidade ou fantasia e praticamente abdicando da vida em sociedade.

- São pessoas que não conseguem terminar o que começam;
- Fixação em possuir uma coleção perfeita, mesmo que não façam uso prático da mesma;
- Mania de imitar personagens em conversas corriqueiras;
- Costumam falar sozinhos, numa espécie de autismo;
- Dificuldade de relacionamento com outras pessoas.
- Normalmente não namoram e se fixam em algumas forma de fantasia (hentais, bonecas) para aliviar os desejos;
- Costumam ser sedentários, gordos e meio preguiçosos.
Por incrível que pareça, Otaku no Video é uma obra que demonstra a paixão irrestrita da Gainax pelo mundo dos animes. No caso, Otaku no Video deve ser encarado como uma espécie de alerta: os animes, assim como os mangás ou qualquer outro tipo de hobby, devem ser encarados como um tempero para a vida, e não como a vida em si. Equilíbrio é a alma do negócio! ^_^
Marcelo Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário