quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Perfect Blue (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 19/10/2002.

Ano: 1997
Diretor: Satoshi Kon
Estúdio: Madhouse
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 80 min
Gênero: Drama / Mistério / Violência


Se existe uma coisa que irrita profundamente a todos nós, fãs de animes, é ouvir comentários como "anime é coisa para criança", ou "pra que perder tempo com esta bobagem?"! E não adianta tentar explicar que não é bem assim, que mangás e animes tem uma importância vital na cultura japonesa e são apreciados por pessoas de todas as idades... para os leigos, animes não passam de um ajuntamento de personagens de olhos enormes que só sabem gritar e fazer caretas. Para estas pessoas, a receita infalível é uma só: assistam Perfect Blue e salvem-se da ignorância! ^_^

Perfect Blue é um excepcional anime para adultos, baseado na novela escrita por Yoshikazu Takeuchi. Conta a história de Mima Kirigoe, líder da banda de J-Pop CHAM que abandona a carreira de cantora para se tornar atriz. Apesar dos protestos de sua produtora Rika Hidaka, outrora uma cantora pop como Mima e para quem a conciliação entre as duas carreiras seria o ideal, Mima decide seguir o caminho que, profissionalmente, parece ser o mais adequado... no caso, a carreira de atriz.

Ao tomar conhecimento do site "O Quarto de Mima", ela percebe que alguém sabe DEMAIS sobre sua vida e, ainda pior, vê que a mudança de rumo na carreira não agradou a todo mundo. Não é apenas o futuro profissional de Mima que está em risco... sua vida também está por um fio.



Contando com a direção magnífica de Satoshi Kon, também co-responsável pelo desenho de personagens, e um roteiro brilhante de Sadayuki Murai, Perfect Blue é daqueles animes para ficar na memória por muito tempo. Possui um visual incrível e super realista e uma animação fabulosa, com algumas tomadas de câmera impressionantes, especialmente nas seqüências mais agitadas. A história é muito complexa, e a alternância entre consciência e alucinação é feita com tamanha perfeição que nós mesmos, pobres espectadores, começamos a pirar do lado de cá! ^_^ A trilha sonora aumenta ainda mais a sensação de se estar dentro de um pesadelo.

Mima é uma personagem incrível. Linda e de aparência delicada, Mima precisa lutar para manter a sanidade frente às terríveis situações que tem que enfrentar. A parte psicológica de todos os personagens é muito bem trabalhada neste anime, no qual realidade e fantasia se misturam de forma marcante. Perfect Blue não é recomendado para pessoas muito jovens ou de estômago fraco, pois possui muitas cenas violentíssimas e impressionantes. Além disto a complexidade da história pode afastar um pouco quem procura apenas um anime para distrair a cabeça.



Perfect Blue é um senhor filme, obrigatório para qualquer pessoa que curta uma história bem escrita e com imagens antológicas. Depois de Perfect Blue, quero ver se alguém tem coragem de dizer que anime é uma bobagem! ^_^


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário