terça-feira, 20 de maio de 2014

KVR-One Synth Challenge

No longínquo último post do blog, em 20 de novembro de 2013, comentei sobre a importância da música em minha vida, servindo até mesmo como terapia. De lá para cá muita coisa aconteceu neste aspecto, minha página no Soundcloud vai ganhando mais visitas e seguidores com o passar do tempo, e vamos que vamos.

Mas, de longe, a melhor coisa que surgiu neste período foi o KVR-One Synth Challenge, vulgo KVR-OSC para os íntimos. É um desafio mensal do site KVR Audio, um dos mais importantes do mundo em relação a música digital, plugins, soft synths e afins.

E, afinal, o que é o tal do KVR-OSC? Como o próprio nome diz, é uma competição na qual os participantes devem criar uma música usando apenas um sintetizador, escolhido pelos organizadores. Todos os sons, incluindo bateria, devem ser originados do sintetizador (nada de samples), e efeitos de modulação como chorus, phaser, flanger, etc não são permitidos.

O grande barato do KVR-OSC é forçar os competidores a tirar o máximo possível do sintetizador escolhido, dentro de um curto período de tempo. Com isto, ao invés de ficar criando um monte de mini-projetos de 30s que nunca dão em nada, cada pessoa deve fazer das tripas coração para terminar a música e, o mais importante, tentar deixá-la com a qualidade mais profissional possível. Além disto, é uma comunidade muito legal, cujos usuários (com raras exceções) procuram se ajudar e se incentivar, elogiando e criticando quando necessário, o que é ótimo para quem quer melhorar mas não sabe exatamente onde.


Comecei a participar do KVR-OSC na edição OSC Special CM, e até o momento, foram 5 edições que contaram com a humilde colaboração deste webmaster-preguiça. :)

Devem estar se perguntando: "Tá bom, Marcelo, tudo muito lindo, mas e daí?". Bom, só queria compartilhar a satisfação de, no último concurso, eu ter feito uma parceria muito, muito boa com um amigo da Austrália, Ben Hehir (H-man / Hokey) e, melhor ainda, de nossa música ter ficado em 3º lugar numa edição de altíssimo nível. :)  Para quem quiser conferir, o link é https://soundcloud.com/hehirman/h-man-and-animehaus-theearthlings

Ainda há muito o que aprender, mas é um bom sinal de que devo estar fazendo alguma coisa interessante na área. :P



Animes? Pois é, continuo devendo, gente... por enquanto, não vou prometer nada, senão me dará aquela preguiça, sabe... uaaaaahhhh.... ZZZZZZ....  :)

Um grande abraço a todos!

Marcelo Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário