quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Five Star Stories (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/06/2006.

Alternativos: Five Star Monogatari
Ano: 1989
Estúdio: Sunrise
Diretor: Kazuo Yamazaki
País: Japão
Duração: 66 min
Gênero: Drama, Mecha, Sci-Fi


"Nós tecemos a teia da vida e da morte, trançamos a meada do destino, para todo e qualquer mortal estendemos um fio dourado partindo do Salão do Luar. Firmamos suas pontas, no Oriente e no Ocidente, no Norte e no Sul. Um arremate é dado ao Meio-dia, uma prega é costurada na casa do Alvorecer, o trabalho finda-se no Salão do Sol-Poente" ... As Moiras são as tecelãs do destino de todos os seres do mundo e seus nomes são: Lachesis, Clotho e Átropos, representadas na vida dos homens como: Princípio, Meio e Fim.  Mas o que isso tem a ver com a nossa história? Tudo!!  Preste atenção. Em 2088 na Constelação, é que se inicia história de Five Star Stories.

Sr. Ballanche é um criador de "Fátimas" e, por este motivo, é considerado da mais alta classe na sociedade. Ele é criador e "pai" ao mesmo tempo de 3 lindas jovens: Lachesis, Clotho e Átropos. Todas são Fátimas, ou seja, foram criadas para se tornarem as manejadoras dos Mortar Headds comandado por seus respectivos Headdliner (pilotos).

Fátima é um ser que possui inteligência artificial, atua como computador controlando todas as funções básicas dos Mortar Headds, mas, ainda assim, elas são semi-humanas, pois são mulheres de uma beleza magnífica. Em alguns raríssimos casos as Fátimas são mantidas em seu estado natural, sem a forma humana, ou seja, um ETRRM.



As Fátimas escolhem seus "mestres" entre os Headd Liners e é aqui que nossa história começa, depois que duas Fátimas do Doutor Ballanche foram pegas por Juba, senhor do planeta Addles, e devem declarar perante todos o seu Mestre (Headd Liners). Se elas não o fizerem, aquele que as mantém sob guarda tem o direito de tê-las até uma nova cerimônia que pode nunca ocorrer. Mas nem tudo corre como planejou o rei Juba: uma das Fátimas, Lachesis (Maria Kawamura) foge e encontra seu Mestre depois de ser salva por Collus III, rei de Junor, deixando Clotho (Rei Sakuma) aguardando seu destino.

Aqui introduzimos o jovem Ladios Sopp (Ryo Horikawa), um mecânico de Motorr-headd, o que o torna famoso também, já que isso é uma atividade especial. Ele veio a Addles para presenciar a cerimônia de declaração, assim como diversos reis e rainhas de muitos planetas. Entre eles, um que todos consideram especial, o Imperador Amateras Dis Grand Eydas Greens Fouth (Amaterasu na mitologia), que possui uma beleza que não é considerada humana: afinal, ele mesmo não é humano, é tido como um tipo de Deus encarnado, sempre escoltado pelos Cavaleiros Miragem, seres robotizados, extremamente fortes e imponentes. Também devemos considerar a presença de Voards Wiewlard (Norio Wakamoto), um Headdliner que veio pelo mesmo motivo de todos os outros.

Mas somente isso move nossa história? Estão enganados! Esta obra prima pela qualidade da animação e pelo enredo cheio de pequenos detalhes políticos, conspirações e tentativas de tomada do poder. Ganância e desejos de liberdade dão o tempero final a esta obra que certamente merece ser vista com olhos mais "atenciosos", pois apesar de seus quase 20 anos, possui uma animação que ainda impressiona. Escrito por Mamoru Nagano, lançado em 1989 e produzido pelo Monkey Boy Studios, Five Star Stories é composto por um único OVA de 66 minutos, e é realmente uma pena que se trate de uma obra tão curta. Baseada no manga, que veio e teve um efeito arrebatador, fazendo com que o OVA fosse extremamente aguardado, da mesma forma que uma seqüência cairia bem para desenvolver a história completa das Fatimas e do Imperador Amaterasu.



Mas você já deve estar se perguntando por que citei as deusas Moiras? Não apenas pelas coincidência dos nomes mas, também, pela participação das Fátimas no enredo, as Moiras tecem os fios do destino de todos os homens e, segundo o enredo, as Fatimas têm a mesma função. Mas pra saber como se finda essa história, vai ter que assistir. Então, o que esta esperando? Pegue a pipoca e vá assistir imediatamente!

Cátia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário