quinta-feira, 16 de outubro de 2014

On Your Mark (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 02/08/2003.

Ano: 1995
Diretor: Hayao Miyazaki
Estúdio: Studio Ghibli
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 7 min
Gênero: Sci-Fi



A criação de um "videoclip" para a música "On Your Mark", do grupo de Jpop Chage & Aska (relativamente famoso à época da produção do "clip"), foi apenas uma boa desculpa para mais uma obra-prima de Hayao Miyazaki. Com pouco mais de 6 minutos, "On Your Mark" condensa toda a sua genialidade de animação. No dia 15 de julho de 1995, estreou nos cinemas, juntamente com o filme da Ghibli, Mimi Wo Sumaseba (Whisper of the Heart). 

O enredo de "On Your Mark" é simples mas único: Abre o cenário em uma cidade de um futuro próximo. Com um assalto aéreo, policiais entram em um edifício de um grupo, uma espécie de seita, onde aparece o sinal "Deus Está Vendo". O barulho dos veículos dos policiais estraçalhando as paredes e entrando no prédio é impressionante. Começam a disparar nos membros da tal seita.




Muita violência explícita, as pessoas do prédio mortas às dezenas, metralhadoras disparando sem descanso, granadas explodindo a todo momento, em cenas de extrema crueldade. Mas logo isso se torna aceitável quando se percebe as atrocidades do grupo, assim que o conflito acaba, e dois policiais descobrem um anjo acorrentado... uma frágil menina. Ela é salva e entregue às autoridades. E, numa pequena sequência de "replays", o final se revela.



Mesmo em uma obra tão curta, Miyazaki expressa sua opinião sobre a nossa humanidade conturbada, sobre a justiça, e emite uma mensagem de esperança. Se você tiver uma possibilidade assistir a "On Your Mark", não perca a chance! Provavelmente serão os melhores 6 minutos e 40 segundos para os quais você já dispôs alguma atenção.

Cátia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário