quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Patlabor WXIII (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 04/11/2003.

Alternativos: Wasted 13: Patlabor the Movie 3, WX3 Kidou Keisatsu Patlabor
Ano: 2001
Diretor: Fumihiko Takayama
Estúdio: Bandai Visual / HEADGEAR / Madhouse
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 107 min
Gênero: Mecha / Mistério / Sci-Fi




Uma série de mortes estranhas e aparentemente sem ligação vêm acontecendo perto da Baía de Tóquio. A polícia local investiga duas possibilidades (acidente ou crime), sem muito sucesso. As mortes sucedem-se e levam a entender que algo muito maior está por trás disso. Dois oficiais, Kasumi e Hata, se interessam pelo caso e começam a investigar.

Sem muita noção do que estão procurando e completamente sem pistas, ambos começam a vasculhar todos os locais possíveis e imagináveis, sem sucesso. Um apagão nas instalações do porto acaba levando nossos dois companheiros até lá, por puro acaso mesmo, e cooperando com os guardas de segurança, andam pelas instalações, à procura da causa da queda da energia, mas acabam encontrando algo muito maior e assustador. Aqui, o mistério das mortes começa a ser desvendado.





Os personagens principais são marcantes. Temos o jovem oficial Shinichiro Hata, esforçado, mas sem muita experiência, dedicado, amistoso, é o típico iniciante que pretende fazer carreira, vive sozinho em um pequeno apartamento do subúrbio. Ele acaba se envolvendo com uma mulher, Saeko, aparentemente uma professora mas que, com o passar do tempo e das investigações, revela-se uma cientista, uma viúva que perdeu o marido num acidente e também a filha, vítima de câncer.

Kasumi, o oficial mais velho, ferido em combate, anda com ajuda de uma muleta. Frustrado por já estar com uma idade avançada, se diverte ouvindo sua coleção de discos de vinil. Possui uma visão bem à frente dos outros policiais... ele é o primeiro a perceber que os crimes estão todos interligados de alguma forma. 

Lançado em 2002 pela Bandai Visual e Madhouse Production, Patlabor III é mais um exemplar desta série cultuada, que possui mais 2 filmes, 2 séries de OVA´s (6 e 16 episódios), além de 47 episódios criados para a TV. As séries de OVA´s e os filmes foram dirigidos por Oshii Mamoru (o mesmo de Ghost in the Shell e Jin-Roh... diga-se de passagem, duas obras-primas!).



Um "movie" excelente, com um final chocante, triste e inesperado. Feito para aqueles que apreciam animação de primeira. Patlabor III foi uma grata surpresa, com uma história que chama a atenção, uma trilha sonora tranqüila e design muito agradável. Em poucas palavras: um anime pra gente grande!!

Cátia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário