quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Psychic Force (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 16/11/2003.

Ano: 1995
Diretor: Fujio Yamauchi
Estúdio: GENCO / Triangle Staff
País: Japão
Episódios: 2
Duração: 30 min
Gênero: Aventura




Contada em "flashback", a história de Psychic Force discorre sobre a vida de dois jovens, Bob e Chris, numa Terra hipoteticamente destruída pela guerra entre humanos e super-humanos. A história tem seu início com Bob procurando por seu amigo Chris, do qual não tem notícias há muito tempo, e sequer sabe se ele ainda está vivo. Surpreende-se ao vê-lo em um telão, discursando como líder de uma rebelião, no qual ele prega o extermínio da raça humana, que oprime, persegue e massacra os super-humanos. 

Mas temos que voltar um pouco ao passado de ambos para entender a história. Bob fora criado em uma fazenda, com todo o carinho e amor dos pais, e atualmente vive tranqüilo e em paz. Um dia, andando em sua moto, um jovem salta à sua frente, fazendo com que ele se arraste pela plantação. Numa breve apresentação surge um dos personagens principais da série, Chris. Imediatamente surge uma empatia entre ambos, e eles tornam-se amigos. Mas algo de estranho está acontecendo: Chris está muito ferido e se recusa a dizer o que aconteceu, e logo na manhã seguinte desaparece, deixando apenas um bilhete, onde jura amizade a Bob. Homens aparecem na fazenda, procurando por Chris, e acabam ferindo Bob e sua família. Chris reaparece do nada e usa seu poder, acabando com os invasores. 

A história se desenrola com uma trama excepcional, e aqui surge o passado de Chris e o motivo de tanta raiva. Ele fôra usado como cobaia por cientistas humanos, submetido a todo tipo de teste, sendo tratado como um animal enjaulado. Quando consegue fugir, a única coisa que deseja é vingança, não só para ele mas para todos os seus irmãos não humanos.



Os personagens principais são Bob Clinfrece, que tem uma personalidade doce e gentil. Sua família, que é humana, sempre esteve em harmonia, e isso fez com que ele desejasse sempre, do fundo de seu coração, que existisse paz. Ele é um super humano, mas ainda não tem consciência do seu poder. Chris Yabonce não tem um passado conhecido, tudo o que se lembra são as torturas às quais fora submetido. A única coisa que sente é raiva (até conhecer Bob), consegue manipular o gelo e possui também um controle psíquico excepcional (como o Professor Xavier, de X-Men) mas não consegue manipular ninguém, apenas entra em contato diretamente com suas mentes).

O enredo se difere em alguns pontos dos outros do mesmo gênero. Normalmente, nos animes, pessoas com super-poderes são tratadas como "coitadinhas", o que não acontece aqui... os super-humanos vão à luta, atrás de seus ideais, matam sem dó e não demonstram piedade por ninguém. Vivem e morrem em favor de sua causa.

Mas eu tenho uma reclamação! Na verdade, duas! ^_^ A primeira é que o anime é extremamente curto, apenas 2 OVA´s produzidos pelo Genco em 1995, baseado num jogo para Sega/DreamCast (quero mais!!! ^__^ ); a outra é sobre o cabelo do Bob... putz!!! Um escândalo! Eita coisa esquisita... (pra manter aquilo erguido, só mesmo com muito gel! heheheh...).


Bob e Chris provam que a amizade se sobrepõe a qualquer trauma. Com uma história simples e sem grandes efeitos especiais, Psychic Force tem uma qualidade visual que não faz feio. A história em si é fraca, mas os personagens são extremamente cativantes. Entre de cabeça na trama de Psychic Force... vale a pena conhecer Bob e Chris.
Cátia Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário