quarta-feira, 22 de outubro de 2014

They Were 11 (Movie)

Alternativos: They Were Eleven, 11 Nin Iru
Ano: 1986
Diretor: Satoshi Dezaki / Tsuneo Tominaga
Estúdio: Kitty Films / Victor Entertainment
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 91 min
Gênero: Mistério / Sci-Fi / Suspense


No futuro distante, os habitantes da Terra exploraram o Universo durante séculos e entraram em contato com habitantes de vários outros sistemas, como Sava e Seguru. Após um longo período de guerras, os governos planetários assinaram o Tratado de Aliança Interestelar: finalmente foi selada a paz entre as várias civilizações.

Para a manutenção desta paz, foi criada a Cosmo Academy, uma instituição de elite de alta tecnologia, voltada para a educação dos líderes do futuro. O processo de seleção é árduo e muito concorrido, ocorrendo apenas uma vez a cada três anos, e candidatos de vários planetas tentam a sorte, buscando uma garantia de futuro como membros de elite da sociedade.

Na fase final de seleção, grupos de 10 candidatos selecionados aleatoriamente devem cumprir determinada missão, sem contato com o mundo exterior, exceto por um botão de emergência. Caso o botão seja acionado, equipes de socorro serão enviadas, mas todos os 10 candidatos daquele grupo serão imediatamente reprovados.

Um dos candidatos no concurso atual é Tadatos Lane, ou simplesmente Tada, um rapaz órfão, inteligente e intuitivo que, passo-a-passo, consegue chegar à fase final. Seu grupo deve ir a uma nave espacial abandonada e sobreviver naquele ambiente inóspito durante 53 dias. Mas ao chegarem à nave, Tada e seus companheiros constatam com horror que há 11 pessoas na nave. Quem é o intruso no grupo, e qual o seu objetivo ali? Intrigas e desconfianças começam a imperar entre os membros desde o primeiro minuto... e a jornada está apenas começando.



"They Were 11" é baseado no mangá homônimo de Moto Hagio, publicado em volume único e vencedor do Shogakukan Manga Award em 1976, na categoria "shonen". O anime foi lançado em 1986, e tem várias características típicas de outros animes do mesmo período: animação tradicional mais simples, com muito uso de células deslizantes; trilha sonora toda baseada em sintetizadores, com aquela inconfundível aura dos anos 80 atolada em reverberações; um desenho de personagens clássico, o que não causa surpresa alguma, levando-se em conta o fato de serem criação de Akio Sugino (Space Adventure Cobra, Ashita no Joe) e Keizo Shimizu (Legend of the Galactic Heroes, Legend of Basara); e um desenho mecânico mais simples do que o utilizado em obras atuais mas, ainda assim, muito efetivo.

"They Were 11" começa num ritmo tranquilo e agradável, demonstrando com clareza o enredo e o ambiente onde se desenvolve a narrativa. O grupo de personagens é bem heterogêneo, cada um com uma personalidade bem definida e um objetivo específico para passar no teste e entrar na academia. Tada, o personagem principal, possui capacidades telepáticas e, por algum motivo, parece conhecer muito bem a nave abandonada... talvez bem até demais, o que gera grande desconfiança entre os demais membros do grupo.

O Rei Mayan Baceska, simplesmente chamado de "King", é outro personagem de destaque. Ele tenta entrar na Cosmo Academy para sua satisfação pessoal: é um líder nato, mas com grande dificuldade para aceitar opiniões contrárias. A dublagem de Hideyuki Tanaka, com sua voz grave, ajuda sobremaneira a mostrá-lo como uma figura imponente.

Frolbericheri Frol também se destaca no enredo. Apesar de todas as evidências mostrarem que é uma linda mulher, Frol diz que isto não é verdade e que ela odeia garotas. A sua motivação para entrar na Cosmo Academy está intimamente ligada a esta questão.

Outros personagens possuem importância variada na história, ainda que quatro deles - Toto, Chacka, Dolph e Doricas - sejam bem apagados e, até certo ponto, dispensáveis.

O que transforma "They Were 11" em uma obra realmente interessante é o seu enredo central e o clima criado em torno dele. A idéia de um intruso desconhecido em um ambiente hostil torna-se cada vez mais insuportável à medida em que mais e mais problemas vão surgindo, alguns deles colocando em sério risco a vida dos personagens. Seriam os problemas parte da missão, ou alguém estaria realizando sabotagens de forma deliberada?

Não posso deixar de comentar sobre uma cena de comédia-pastelão em determinado momento que destoa completamente do clima do anime. Não vou dizer quando ela corre para não estragar a surpresa, mas tenho certeza que vocês perceberão na hora. ^_^


Com um clima que remete aos filmes "O Enigma de Andrômeda" e "O Enigma do Horizonte", além do anime "Infinite Ryvius", "They Were 11" não chega a ser uma obra super marcante, mas entretém o espectador do início ao fim, sem apelar para gritarias, dramalhões, exageros e outros clichês. Para quem curte um bom anime com a cara dos anos 80, fica a sugestão.


Marcelo Reis


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário