sábado, 22 de novembro de 2014

Alien 9 (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/11/2004

Alternativos: Alien Nine
Ano: 2001
Diretor: Jiro Fujimoto, Yasuhiro Irie
Estúdio: GENCO / J. C. Staff
País: Japão
Episódios: 4
Duração: 30 min
Gênero: Sci-Fi / Terror / Ação



Yuri Otani é uma garotinha da 6a série que é eleita, contra a sua vontade, a caçadora de aliens da turma. Isso mesmo: caçadora de aliens! E agora ela tem a responsabilidade de capturar os aliens que eventualmente venham a cair na escola. Para isso ela conta com a ajuda de outras duas caçadoras de aliens, Kumi Kawamura e Kasumi Tomine, e da professora Megumi Hisakawa, que é a orientadora do Grupo Alien. Para se protegerem dos aliens, elas têm aliens simbióticos chamados "Borgs" (parecem sapos com asas), os quais elas colocam na cabeça como se fossem capacetes. Os "Borgs" são inteligentes e têm habilidades de ataque e defesa. Normalmente eles só defendem as meninas mas, quando elas correm perigo, eles ficam bem violentos.

Apesar da estranha premissa do anime, o mais importante não é a caça aos aliens e, sim, a relação entre as personagens e os seus sentimentos, responsabilidades, medos e inseguranças, notavelmente em relação ao fato de estarem crescendo.

O traço é bem simples, as personagens têm os olhos e orelhas bem grandes, e a cabeça é meio arredondada, mas a qualidade da animação é boa, porém nada acima da média. Já os aliens se parecem com versões de animais normais, mas com algumas modificações para ficarem com cara de aliens (duh!). O som e as músicas também são medianos, a música de início até que é divertidinha e a do final é legalzinha também. Enfim, nada que se destaque muito na parte técnica.

As personagens são bem críveis (desde que você acredite que existam pessoas daquele jeito, menos a Kasumi). A professora é bastante calma e quer que as meninas sejam boas caçadoras de aliens, para que possa derrotar a professora orientadora do Grupo Alien de outro colégio. A Kasumi parece ser a menina perfeita, sendo excelente em tudo que faz e tendo vencido competições de tudo o que você puder imaginar (viu o que eu disse?) e sendo, logicamente, a melhor caçadora. Ela gosta de todo mundo, porém carrega no seu peito uma tremenda solidão, causada pela falta que sente do irmão mais velho que foi estudar no exterior. Kumi é uma menina muito responsável que mora com a sua mãe, que é escritora e que provavelmente não sobreviveria sem a Kumi, pois esta parece fazer tudo dentro de casa. Desde a primeira série ela foi a representante de classe, e na sexta ela decide ser uma caçadora porque não quer mais ter que se responsabilizar pelos outros. Por isso, no começo, ela é bem fria com a Yuri, que quer se escorar nela, mas depois ela acaba cedendo ao seu instinto "mãezona". Também tem a Miyu, melhor amiga da Yuri, para quem esta fica se queixando de não gostar do grupo alien e que depois fica amiga das outras caçadoras. Por último tem a Yuri, que é um pé no saco. Ela passa os 4 episódios do OVA chorando, dizendo que está deprimida porque não gosta de ser uma caçadora, se escorando na Kumi e na Kasumi (mais na Kumi) e ficando com medo. Apesar disso, ela proporciona alguns dos melhores momentos do anime, que são os seus sonhos surreais.



Este é um anime muito divertido, baseado no desenvolvimento psicológico dos personagens e usando a caça aos aliens como pano de fundo. Porém, não é nenhuma obra-prima. O único ponto realmente contra que este anime tem é o final em aberto deixando um gancho para continuar a estória (só que, pelo que eu saiba, não existe nenhuma continuação, a não ser no mangá).

M4rc0 AFRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário