domingo, 23 de novembro de 2014

Inuyasha the Movie 4 (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/04/2006

Alternativos: Inuyasha the Movie 4: Fire on the Mystic Island, Inuyasha - Guren no Houraijima
Ano: 2004
Diretor: Toshiya Shinohara
Estúdio: Sunrise
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 86 min
Gênero: Shounen / Aventura / Fantasia



Alerta de Spoiler: este anime se passa depois do fim da série de TV, portanto, assistí-lo ou ler esta resenha pode revelar partes do anime e tirar a graça do mesmo.

O filme começa mostrando seis crianças olhando para um tipo de casulo onde há uma mulher que parece com a Kikyou. Então o casulo desaparece, e um grande caldeirão com inscrições que se acendem em vermelho aparece na frente delas. Neste momento, uma cicatriz vermelha causada por um tipo de garra aparece nas costas de cinco das crianças. Percebendo uma chance, eles mandam Ai, a menor e única que não possui a cicatriz e que, por isso, pode fugir, para o mundo exterior. O filme então mostra a pequena Ai perambulando por uma praia quando é atacada por um youkai que parece uma tartaruga gigante. Inuyasha e seus amigos entram em combate com o monstro e o derrotam, salvando Ai no processo. Para espanto de todos, Ai não só se revela uma hanyou (meio youkai) como conhece Inuyasha, que conta que 50 anos atrás, ele e Kikyou encontraram as crianças na ocasião do aparecimento da mística ilha Houraijima, que só aparece a cada 50 anos. Lá, Inuyasha e Kikyou foram atacados pelos deuses da guerra, quatro youkais poderosíssimos, e Inuyasha também ganha a cicatriz vermelha. Sesshoumaru, que também havia recebido a cicatriz de um dos deuses da guerra há 50 anos, ao se dirigir para a ilha, é abordado por um dos inimigos, que após uma breve luta recua. Agora Inuyasha e companhia vão para a ilha salvar as crianças e enfrentar os deuses da guerra, assim como Sesshoumaru, que busca acertar as contas com o inimigo que lhe deixou a cicatriz. Kikyou também sente o aparecimento da ilha e começa a tomar providências. Qual será o segredo da ilha Hourajima e o que as crianças tem a ver com isso? E quem é a mulher no casulo?


Após a sinopse, analisemos os aspectos técnicos. A qualidade da animação é muito boa e, desta vez, o traço do filme é o mesmo do anime. Os dubladores mantém o bom nível da série e a trilha sonora é a clássica do anime, com uma ou outra coisinha nova, como a musiquinha cantada pelas crianças da ilha. A música de encerramento é legalzinha, também mantendo a tradição dos filmes de Inuyasha.

Quanto às personagens principais, nada de novo. Os vilões desta vez não são lá essas coisas, não têm muito desenvolvimento e parecem copiados de vilões enfrentados na série de TV. Já a maioria das crianças têm personalidades um pouco mais marcantes. Asagi é determinada e responsável, sendo a líder das crianças, Shion é um menino tímido, Ai é uma criancinha de bom coração e preocupada com seus amigos, os gêmeos Roku e Daí são dois pestinhas que vivem fazendo comentários sarcásticos e rendem alguns bons momentos no filme e, por último, Moegi, que não se destaca muito na película.

O enredo deste filme, assim como o do terceiro, não tem relação com a luta contra o ardiloso Naraku e a busca pelos fragmentos da Shikon no Tama (Jóia de Quatro Almas), o que é bom para sair um pouco do "feijão com arroz" de sempre, com um destaque para as lutas, que estão muito legais e rivalizam com as do terceiro filme.

Como curiosidade, vale salientar que cada deus da guerra corresponde a um animal diferente: Ryuura, que luta usando as espadas Fuujinga (deus do vento) e Raijinga (deus do trovão), corresponde a um dragão; Juura, que usa um canhão, a um tigre; Kyura, que usa um tipo de abanador gigante que cria chamas, a uma fênix; e Goura, que cospe bolas de energia, a uma tartaruga. Estes quatro são animais fantásticos, provavelmente oriundos de uma lenda oriental, que são referenciados em inúmeros animes.



Para os fãs de um bom filme de ação e aventura, este aqui é uma boa. Para os fãs de Inuyasha é obrigatório, visto que esta foi a última animação de Inuyasha feita, pois o anime parou de ser produzido, apesar do mangá continuar a ser publicado.

P.S: Espere o final da música de encerramento para assistir a um pequeno epílogo no final. Este epílogo, porém, só saiu no DVD. Então, se a versão que você não tem não tiver sido tirada dele, você se lascou.

M4rc0 AFRL


Nenhum comentário:

Postar um comentário