domingo, 23 de novembro de 2014

Inuyasha the Movie (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 30/03/2005

Alternativos: Inuyasha the Movie: Love That Transcends Time, Inuyasha: Toki wo Koeru Omoi
Ano: 2001
Diretor: Toshiya Shinohara
Estúdio: Sunrise / Kyoto Animation / Toho
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 100 min
Gênero: Shounen / Aventura / Fantasia



Bom, como este filme se passa cronologicamente em algum ponto do meio da série, esta "review" pode conter alguns "spoilers". Portanto, quem ainda não conhece a série deve parar de ler por aqui. Se continuar, é por sua conta e risco.

Duzentos anos antes da época feudal japonesa onde o anime se passa, quando invasores provenientes da China atacaram o Japão, um grupo de "youkais" vindos da China também atacou. Porém os "youkais" japoneses liderados por Inu no Taishou (o pai de Inuyasha) travaram uma longa batalha contra os invasores, comandados por Hyouga e seu filho Menomaru, e venceram. Após a derrota de Hyouga, Inu no Taishou lacrou Menomaru numa árvore da Floresta sem Retorno, árvore esta igual àquela na qual Inuyasha seria lacrado por Kikyou 150 anos depois. Porém, quando a Shikon no Tama (Jóia de Quatro Almas) foi destruída pela flecha de Kagome e seus fragmentos foram espalhados pelo Japão, um deles caiu exatamente na árvore onde Menomaru havia sido lacrado, e este quebra o lacre. E ele volta à ativa com desejo de vingar seu pai e retomar seus planos de conquista. Como Inu no Taishou já está morto, a sua vingança recai sobre Inuyasha. Porém, para colocar seus planos em ação, ele, com a ajuda de suas servas Ruri e Hari, planeja realizar um ritual da família Hyouga no qual herdará todos os poderes de seu pai. E cabe a Inuyasha e seus amigos deterem esta ameaça. No entanto, muitas dificuldades os esperam, e os sentimentos de Inuyasha por Kagome e vice-versa serão essenciais para o sucesso na batalha...


Vamos aos aspectos técnicos. A dublagem e a trilha sonora são as mesmas da série de TV (ambas são boas), porém a música de encerramento é nova. As novidades aqui são o traço, com os personagens mais magros, rostos mais finos e olhos maiores, e a animação, que está muito superior à da série de TV.

Os personagens novos são Menomaru e suas servas. Menomaru é um tipo de "youkai" mariposa (pelo menos é o que parece), é muito astuto e age estrategicamente. Hari tem o poder de controlar os inimigos e usa duas espadas, enquanto Ruri pode copiar as habilidades de seus adversários, além de ser extremamente habilidosa usando sua lança.

Este filme conta como um episódio maior da série de TV. Como a maioria das obras da Rumiko Takahashi, nele você encontra um romance por trás de uma camada de ação e comédia. Lógico que tem seus defeitos, como usar temas já manjados para quem viu a série de TV, mas se a pessoa viu o suficiente de Inuyasha para achar a estória manjada é porque ela gostou do que viu e não vai se decepcionar com o filme.



Este filme é recomendado para qualquer fã de Inuyasha e para qualquer fã de anime que goste de um anime levinho e que não tem pretensão de mudar o mundo, mas consegue te divertir por 90 minutos.

P.S: Quando assistir a um filme do Inuyasha, assista até o fim da música de encerramento para assitir a uma cena de comédia.

M4rc0 AFRL


Nenhum comentário:

Postar um comentário