quinta-feira, 27 de novembro de 2014

M4rc0 AFRL


Ao avaliar um anime, eu levo em conta principalmente duas coisas: a originalidade da obra (ou de partes dela) e se ela cumpre o que promete. 

Assitir a uma coisa original e nova é sempre bom, afinal, a mesmice é entediante. Mas deve-se tomar cuidado, pois ser original não significa ser bom. Muitas idéias novas são ruins e, às vezes, as boas são mal realizadas.

A obra cumpre o que promete se fizer o que ela veio para fazer e se fizer isto bem feito. Se um anime de ação tem muita ação bem feita, ele fez o que tinha que fazer e o que vier a mais é lucro. Por exemplo, ao assistir a um shounen de porrada, espera-se lutas bem feitas e comédia. Se tiver isso ele já consguiu estar pelo menos na média. Não adianta ficar esperando drama, romance e um desenvolvimento consistente da relação entre as personagens, assim como num shoujo de romance esperar porrada é demais. Eu avalio as coisas assim para tentar não deixar meu gosto pessoal interferir na avaliação. Afinal, por melhor que seja certo anime, se eu não gostar do gênero, eu provavelmente não vou gostar do anime. E mesmo eu não gostando do gênero, o anime pode ser bem feito e, se for, com certeza agradará aos fãs do gênero.

Porém, como falei, o que vier a mais do que o esperado é lucro e melhora o desempenho do anime. Se eu tenho um anime de luta e o autor me coloca um romance bem feito no meio, com certeza este anime ganhará pontos extras no meu conceito. 

Fora isso eu também aprecio animes que tenham a parte técnica bem feita, principalmente uma trilha sonora boa. Isso, porém, não é uma obrigação, visto que muitos animes sensacionais são medianos ou até ruins neste aspecto. 

Eu assisto praticamente tudo que é gênero de anime, porém tendo a gostar de animes com um enredo mais complexo, dos mais ascivos e dos mais violentos. Também gosto muito de comédias, tanto das inteligentes quando das non-sense, contanto que bem feitas.

Myanimelist: http://myanimelist.net/animelist/M4rc0



TOP 10

1. Tenkuu no Escaflowne

Ação, aventura, comédia e romance com personagens cativantes numa estória bem escrita e bem conduzida. Além disso, a qualidade técnica é muito boa e a trilha sonora se destaca entre as melhores.
 
 
2. Berserk

Personagens memoráveis, estória excelente e um clima bem pesado. Analisando a fundo vemos que, ao invés da ação, o mais importante neste anime é a evolução das personagens e de suas relações.
 
 
3. Patlabor

Às vezes sério, Às vezes engraçado, com boas doses de ação e até um pouquinho de drama. Um dos animes mais pé-no-chão que eu já vi.
 
 
4. Haibane Renmei

Algumas das personagens mais bem feitas que já vi, um clima bucólico, trilha sonora magistral e um tema interessante e meio filosófico.
 
 
5. RahXephon

Qualidade técnica absurdamente boa, um enredo complexo e interessante, personagens em sua maioria bem construídos e um final decente.
 
 
6. Gungrave

O forte deste anime é o clima, que muito me agrada, especialmente em função de parte dele ser uma estória de máfia, e o desenvolvimento da relação entre os personagens, principalmente os dois principais.
 
 
7. GITS 2: Innocence

O enredo é interessante, levanta muitas questões sobre ética, os persongens são bem feitos e a interação entre eles é muito bem explorada. Além disso, a parte técnica do anime é excepcional, a melhor que eu já vi até hoje.
 
 
8. Golden Boy

A personagem principal é a mais legal da história dos animes. Não conheço ninguém que não goste do Kintaro Oe. Muita sensualidade e, principalmente, muita comédia. É um dos animes mais engraçados que eu já vi.
 
 
9. Record of Lodoss War OVA

Personagens legais, ambientação interessante, ação e aventura na medida certa e com umas pitadas de romance.
 
 
10. Rurouni Kenshin Tsuioku Hen

Um bom drama, com cenas de luta bem legais. É bom ver uma estória mais séria com um dos personagems mais famosos dos animes e, ainda de quebra, descobrir seu passado que é sempre mencionado mas quase nunca mostrado na série principal. Ainda tem um pano de fundo histórico para adicionar mais ao conjunto.

MENÇÕES HONROSAS

1. Suzumiya Haruhi no Yuutsu

Comédia romântica e ficção-científica num dos enredos mais criativos dos últimos anos
.
 
 
 2. Azumanga Daioh

Comédia pura e simples e que realmente consegue te fazer rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário