Alternativos: Astérix le Gaulois
Ano: 1967
Diretor: Ray Goossens
Estúdio: Belvision
País: França
Episódios: 1
Duração: 68 min
Gênero: Comédia



O filme é baseado no primeiro album de Asterix e Obelix, e é impressionante notar como o universo da dupla já estava bem definido. Infelizmente, Idéiafix e Obelix têm papel pequeno. Temos que nos contentar com as breves aparições do entregador de menires e do cachorro protetor da natureza.
A adaptação do album foi muito fiél. Um romano se disfarça de gaulês e consegue descobrir o segredo da força da aldeia. Munido da informação, os romanos sequestram o druida Panoramix para torturá-lo até obterem a fórmula. Asterix desconfia da ausência do druida e parte para descobrir o que aconteceu, mesmo sem a fórmula mágica.

A animação é muito boa.O filme foi produzido pensando no mercado televisivo, mas acabou ficando bom o bastante para ser lançado no cinema, atraindo um grande público. Nos primeiros minutos a tela treme bastante, mas acredito que isso seja problema do DVD brasileiro, e não do filme em si. Após alguns minutos, tudo volta ao normal e dá pra começar a realmente apreciar a arte. O estilo caricatura dos personagens casou muito bem com a animação. Os personagens são bem detalhados e há várias cenas de ação onde dá pra ver o capricho dos animadores.
A dublagem decepciona. O DVD brasileiro, por incrível que pareça, não possui o áudio original. As faixas de áudio presentes são português e inglês americano, algo que simplesmente não dá para entender. O áudio brasileiro (não me dei ao trabalho de ouvir em inglês, não há motivo) é abafado e os dubladores não estão muito inspirados. Para piorar, tudo em mono. Quem tem home theater em casa vai sofrer ainda mais.
O DVD brasileiro é uma vergonha. O DVD francês possui até mesmo uma entrevista com René Goscinny de 52 minutos. A Focus tem muito trabalho porco e de mal qualidade, mas tem ótimos lançamentos também. Este DVD infelizmente cai no primeiro caso. Não recomendo a compra, não pela falta de qualidade do filme, mas pela falta de qualidade da distribuidora. Mas ainda vale muito a pena pra quem souber algum idioma estrangeiro para ler as legendas e puder importar o DVD do filme.
Heider Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário