Alternativos: Lupin III: The Castle of Cagliostro, Rupan Sansei: Cagliostro no Shiro
Ano: 1979
Diretor: Hayao Miyazaki
Estúdio: Telecom Animation Film, Tokyo Movie Shinsha
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 100 min
Gênero: Aventura / Comédia




Há o samurai Goemon Ishikawa XIII, contrastando com Lupin e Jigen. É muito mais calmo e sério que os companheiros. Tem um código de honra rígido, mas que não o impede de participar dos grandes furtos ou operações de Lupin. Porta uma espada que consegue cortar qualquer coisa, embora muitas vezes fique relutante em usá-la, por ter que cortar coisas que não sejam dignas da arma. Os três são grandes aliados, não raramente arriscando a vida uns pelos outros.
Há também Fujiko Mine, a sensual "femme fatale". Possui uma relação complexa com Lupin, ora amantes, ora competidores. É uma ladra e lutadora habilidosa, se alia a qualquer um que a ajude a alcançar suas ambições, e não hesita em usar sua aparência para conseguir o que quer. E por último, há o inspetor da Interpol Koichi Zenigata, que dedica a vida a capturar Lupin. Ele não é um completo incompetente, mas Lupin quase sempre consegue passá-lo para trás.


O filme começa com um bem-sucedido roubo de Lupin e Jigen a um cassino. Enquanto fogem com o dinheiro, Lupin percebe que são notas falsas. São as chamadas "notas do bode", que vêm do Principado de Cagliostro, o qual Lupin perseguiu quando era um ladrão iniciante - o que quase resultou na sua morte.
Enquanto consertam o pneu furado do carro, eles são ultrapassados por uma jovem vestida de noiva dirigindo em alta velocidade, fugindo de homens armados. Lupin resolve ajudá-la, mas ela acaba sendo levada após o ladrão perder a consciência por causa de uma pancada na cabeça. Lupin decide então libertar a tal moça, que é a princesa de Cagliostro, e manda um pedido de ajuda a Goemon, e uma carta desafiando Zerigata a prendê-lo. Eles descobrem que o conde quer se casar com Clarisse para colocar as mãos em um antigo e misterioso tesouro da família Cagliostro. E é a partir daí que o filme se desenrola.





Quanto aos efeitos sonoros e músicas, são simplesmente perfeitos. Cada música casa perfeitamente com o momento, e ajuda a passar a emoção da cena de maneira magistral. Não importa se é em uma fuga, combate ou cena mais emotiva. O efeito final é soberbo, só assistindo mesmo para entender.
A parte gráfica é muito bem feita. É um filme de 1979, e isso deve ser levado em conta. O design dos personagens costuma mudar entre as animações do Lupin, mas o traço é bem agradável. Os cenários são bem detalhados, e possui um realismo impressionante em armas, roupas, etc. O filme se passa praticamente todo no Castelo de Cagliostro e nas proximidades, mas ainda assim, há uma boa variedade de cenários. Torres elevadas, lagos, florestas, torre de relógio, salas antigas, masmorras, quartos subterrâneos. Está tudo lá, o que acaba resultando nas mais variadas cenas de ação. Em alguns casos, principalmente quando há lutas com muitos personagens, a animação deixa a desejar. Mas nas fugas e batalhas mais importantes, tudo flui muito bem, e o resultado geral é bem satisfatório.
O roteiro é bem clichê, o clássico resgate da princesa. Não sai muito desta simplicidade, com algumas tramas acontecendo no fundo, mas nada muito complexo. Não que o filme precise de mais profundidade. A força está na interação entre os personagens e nos diálogos, e nesse ponto Castelo de Cagliostro cumpre muito bem seu papel. E há algumas boas surpresas, como o tesouro de Cagliostro.
O DVD nacional tem alguns problemas graves. O audio japonês é somente mono, enquanto o brasileiro é 2.0 e o inglês possui audio 2.0 e 5.1. Não dá para alterar a faixa de áudio no meio do filme. Possui também quatro propagandas contra a pirataria, de 30 segundos cada, que não podem ser puladas. O único jeito de não assistí-las é escolhendo a primeira cena e começando o filme por lá. É um problema chato, que poderia ser facilmente evitado e que infelizmente se encontra em boa parte dos DVDs nacionais.
Por outro lado, o DVD tem ótimos extras. Uma entrevista de meia hora com o diretor de animação, Yasuo Otsuka, já com 75 anos, que reclama muito e dá algumas opiniões bem polêmicas. Fora isso, há uma galeria de fotos, que eu acredito ser amostras de arte da produção, e um storyboard com áudio e legenda. Imperdível para estudantes ou qualquer um que gosta de ver como animações são feitas.
Heider Carlos
Nenhum comentário:
Postar um comentário