quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lupin III - The Plot of the Fuma Clan (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 19/01/2012

Alternativos: Lupin III: The Fuma Conspiracy, Rupan Sansei: Fuma Ichizoku no Imboo
Ano: 1987
Diretor: Masayuki Oozeki
Estúdio: TOHO / Tokyo Movie Shinsha
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 73 min
Gênero: Aventura / Comédia / Sci-Fi



The Plot of the Fuma Clan foi o primeiro OVA de Lupin III. Antes dele e franquia já contava com três séries de animação para tv que juntas somam mais de duzentos episódios e três filmes exibidos nos cinemas. Foi lançado nos Estados Unidos como Rupan III - The Fuma Conspiracy.

O OVA começa de maneira inusitada: no casamento de Goemon! A noiva é uma simpática jovem chamada Mirasaki, da tradicional família de inventores Suminawa. Lupin III, Jigen e Fujiko estão no local como convidados. Mas um grupo de ninjas ataca a festa, tentando roubar um vaso antigo que é herança da família noiva. Goemon consegue recuperar o vaso com a ajuda de seus amigos, mas Mirasaki é seqüestrada. Os ninjas, membros do clã Fuma, deixam uma mensagem propondo a troca da jovem pelo vaso. O motivo é que o vaso é a chave para um tesouro antigo muito valioso, protegido por armadilhas criadas pela família Suminawa. E é claro que o grupo de Lupin vai atrás da garota E do tesouro.

Enquanto isso Zenigata acha que Lupin III morreu, por isso saiu da Interpol e se tornou um monge budista. Raspou o cabelo e passa dias entoando preces pela alma de seu eterno rival, já que ele não vê graça em um mundo sem Lupin. Ao descobrir que o ladrão está vivo ele recobra seu ânimo e vai imediatamente atrás dele, como se espera do velho policial.


O OVA dá um bom destaque para Goemon, o que é incomum. Embora seja um personagem bacana sua honra o torna bem mais limitado que seus parceiros. Devido a um baixo orçamento foram contratados novos dubladores para o Jigen e o Lupin III, o que causa uma certa estranheza. Jigen em particular sofreu bastante neste OVA: no começo ele está sem armas de fogo (!?!) e não dispara nenhum tiro. Já Mirasaki e seu avô são muito carismáticos e roubam as cenas em que aparecem.

O lado técnico ficou muito bom. Há várias cenas de ação bem trabalhadas, em particular as de perseguição. Há alguns erros menores, como personagens que parecem se teletransportar de um lugar para outro, e que incomodam um pouco. Mas as animações dos personagens estão bem feitas e bastante expressivas, e as lutas empolgantes e bem trabalhadas. Embora o Lupin use o casaco verde o OVA segue mais o estilo das últimas séries de anime, com menos violência e mais humor pastelão.

O OVA começa e termina com uma música bem romântica e calminha, algo incomum na franquia. O clima geral das músicas mudou bastante, e está bem harmonioso e agradável. O que mais revoltou os fãs foi a troca dos dubladores. Os novos foram até expressivos, mas soam estranhos. Afinal foram centenas de episódios ouvindo as mesmas vozes. Felizmente os dubladores antigos voltam nas animações subseqüentes, o que deixa The Plot of the Fuma Clan como uma espécie de ovelha negra pros fãs.



No final das contas este OVA é bem mediano. A história é simples e direta, que vai agradar quem gosta do lado mais engraçado do Lupin III mas que não se destaca nem inova em nada.

Heider Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário