Diretor: Koji Morimoto, Shuhei Morita, Katsuhiro Otomo, Hiroaki Ando, Hajime Katoki
Estúdio: Sunrise / Shochiku
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 68 min
Gênero: Aventura / Drama / Mistério / Histórico
.jpg)
.jpg)
O tema central que une todo o projeto é o Japão, com cada OVA abordando uma época específica da história do país. Como a era moderna não foi representada em nenhum dos quatro curtas animados, acabou aparecendo no jogo, cuja criação ficou por conta do malucaço Suda 51, responsável por jogos como "No More Heroes", "Killer is Dead" e "Sine Mora".
A abertura do anime foi criada por Koji Morimoto (Magnetic Rose, Beyond, Dimension Bomb) e possui a mesma aura psicodélica de suas outras animações. Uma menina brinca de esconde-esconde com o irmão, quando um coelho a autoriza a entrar numa esfera esquisitaça, dentro da qual existe um mundo muito louco onde tudo parece possível, com direito a uma trilha sonora eletrônica empolgante e efeitos sonoros criativos. E é com esta animação toda que vamos para o primeiro curta...
==============================
POSSESSIONS (TSUKUMO) - DIREÇÃO DE SHUHEI MORITA
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Qualquer um provavelmente entraria em pânico naquele local assombrado, mas não o nosso amigo viajante. Armado com sua maleta "1001 utilidades", ele tenta entender toda aquela situação e procura reparar tudo o que está em mau estado de conservação. Mesmo com alguns eventos pra lá de assustadores, o viajante sente-se agradecido pela ajuda dos espíritos que ali habitam e que o acolheram naquele momento difícil.
Shuhei Morita chamou a atenção com seu fabuloso curta "Kakurenbo", tanto que trabalhou ao lado de Katsuhiro Otomo em "Freedom" um pouco depois. Morita utiliza mais uma vez a técnica de 3D com "cell-shading", mas o resultado é muito superior a qualquer de suas obras anteriores. O desenho de personagens de Daisuki Sajiki (Kakurenbo) é expressivo, e as texturas de tecidos e outros objetos beiram a perfeição. E apesar do forte clima de terror que permeia toda a obra, "Possessions" consegue a proeza de ser um anime muito alto-astral. Em "Possessions", é nítida a evolução de Shuhei Morita como narrador e artista visual.
"Possessions" foi indicado a "Melhor Curta de Animação" no Oscar 2014, mas acabou não levando a estatueta, que ficou com a animação francesa "Mr. Hublot". Mas premiado com o Oscar ou não, "Possessions" é um excelente anime, e abre "Short Peace" com chave de ouro.
==============================
COMBUSTIBLE (HI-NO-YOUJIN) - DIREÇÃO DE KATSUHIRO OTOMO
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Anos depois, a vida de Okawa não está nada bem, com os pais fazendo os preparativos finais para seu casamento com alguém que ela nem conhece. Sonhando acordada em ser salva por Matsuyoshi, hoje um membro aguerrido do Corpo de Bombeiros, Okawa inicia um incêndio que começa de forma prosaica, quase imperceptível, mas que logo toma proporções épicas.
.jpg)
Infelizmente, "Combustible" decepciona bastante no aspecto emocional. É mais ou menos como aqueles filmes que, em cenas de drama, colocam os artistas chorando e gritando a plenos pulmões para demonstrar seu desespero: no fim das contas, esta overdose de sentimentos anestesia o espectador, que não se importa tanto com o que acontece. Aqui ocorre o mesmo: é tanta destruição, gritaria, correria e pânico, que não formamos uma ligação emocional com a história de Matsuyoshi e Okawa. Vale pelo visual incrível e pela fantástica trilha sonora percussiva sempre num "crescendo" mas, em minha opinião, é o curta mais fraco de "Short Peace".
==============================
GAMBO - DIREÇÃO DE HIROAKI ANDO
.jpg)
.jpg)
E que demônio nojento! Com tetas gigantescas, bunda peluda e verrugas por todo o corpo, é uma das criaturas mais repugnantes e ameaçadoras que já vi em um anime. E "Gambo" é pródigo em cenas impressionantes, com sequências violentíssimas em que o sangue jorra por todos os cantos da tela, ou mostrando uma pobre mulher agonizante com o ventre repleto de novas criaturas. Mesmo já tendo visto animes muito violentos, confesso ter ficado bem impressionado com o nível de "gore" presente em "Gambo". Mas levando-se em conta que o responsável pela história foi o "maluco beleza" Katsuhito Ishii (Redline, The Taste of Tea), isto não é nenhuma surpresa: a mente do cara está em outra dimensão. :)
"Gambo" é definitivamente uma obra intensa, prejudicada apenas pelo papo meio bobo e piegas sobre a necessidade de se ter fé para encontrar a salvação, além de acabar muito de supetão.
==============================
A FAREWELL TO WEAPONS (BUKI YO SARABA) - DIREÇÃO DE HAJIME KATOKI
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
A motivação dos caras para realizar o serviço é que ficou meio no ar: não deu para saber direito se trabalham para alguém, se pegam as armas por dinheiro ou para uso próprio. E o final, ainda que interessante, parece um pouco besta, com um humor que definitivamente não combina com o que acontecera minutos antes. Mas nada disto estraga a experiência de assistir a este excelente anime de ação, com cenas que não sairão de sua cabeça tão cedo.
==============================
"Possessions" é, disparado, a melhor e mais completa obra em "Short Peace". "Gambo" e "A Farewell to Weapons" são muito bons, e apenas "Combustible" decepciona um pouco. Uma excelente antologia de curtas, que cresce na memória com o passar do tempo.
Marcelo Reis
verei
ResponderExcluirEspero que você goste. :)
ExcluirAonde posso assistir?
ResponderExcluir