Alternativos: Code Geass Hangyaku no Lelouch R2; Code Geass: Lelouch of the Rebellion R2
Ano: 2008
Diretor: Goro Taniguchi
Estúdio: Sunrise
País: Japão
Episódios: 25
Duração: 25 min
Gênero: Drama / Mecha / Guerra




Nas palavras do próprio diretor, a partir do fim da primeira temporada, CG foi uma total chuva de imprevistos e correria sem muito planejamento. Não que a segunda temporada tenha servido apenas para esticar a história, pois já se havia planos para R2 desde o início, porém não saiu como planejada.
Bom, mais abaixo vou comentar mais sobre isso. Por enquanto, vamos ao enredo:
PODE HAVER SPOILER SOBRE A PRIMEIRA TEMPORADA. SE NÃO A TIVER ASSISTIDO, RECOMENDO FORTEMENTE QUE NÃO LEIA AS PRÓXIMAS LINHAS!
Já se passou um ano desde a Rebelião Negra, liderada por Zero, um mascarado terrorista que lutava pela independência do Japão/Área 11, que havia sido dominado pelo sagrado império da Brittania. Depois do grande estardalhaço causado por Zero (que havia sido dado como morto), Brittania começou a tratar os japoneses/elevens com muito mais rigorosidade e até escravidão, para evitar futuros problemas.
Lelouch Lamperouge é um jovem estudante brittanian da Academia Ashford, e vive uma vida normal com seu irmão mais novo, Rollo. Apesar de ter uma pequena impressão de que existe algo de errado, continua a levar sua vida como qualquer estudante da Brittania.
Um dia, acaba se metendo no meio de um ataque terrorista e encontra uma misteriosa mulher de cabelos verdes, que se denomina C.C. Depois de alguns acontecimentos, Lelouch finalmente se lembra de seu verdadeiro passado como Zero acordando seu Geass, e decide continuar a rebelião que havia começado um ano atrás, com o objetivo de recriar o mundo distorcido pela guerra e subalterno à Brittania.



Mas é necessário ressaltar o alto nível de competência da equipe de CG que, apesar de tantos obstáculos e imprevistos, conseguiram fazer algo que não é, nem de longe, ruim.
Com a exceção de algumas novas caras, todos os personagens que sobreviveram na primeira temporada estão presentes R2. O elenco é realmente uma das maiores qualidades de Code Geass pois, apesar de ser tão vasto, possui personagens tão marcantes e bem trabalhados que chegam até a fazer o espectador se importar com cada um deles. Quase todos possuem seu papel no enredo, apesar de um ou outro serem um pouco mal-aproveitados.
Quanto ao visual, R2 continua com a ótima qualidade técnica que seu predecessor possuía. Tudo é muito colorido e o traço da CLAMP, apesar de altamente estilizado, é realmente expressivo. As lutas entre os mechas são quase sempre muito movimentadas, dando até gosto de vê-los se moverem tão perfeitamente e, ao mesmo tempo, rapidamente.
A trilha sonora continua a mesma, exceto por algumas poucas músicas de fundo e as duas aberturas/encerramentos (Destaque para a segunda abertura, World End, composta pela banda Flow) e cumpre muito bem seu trabalho, sem nenhuma gafe como melodias que não combinam com a situação.
Apesar de uma certa correria e falta de planejamento no enredo, Code Geass R2 ainda é um ótimo anime, apesar de um tanto inferior à primeira temporada. Vale lembrar também que a finalização na história não poderia ser melhor. Code Geass é uma das poucas séries que, em vista de tantos problemas, conseguiu terminar de uma maneira, no mínimo, excelente. Chega até a deixar um pouco de espaço para a interpretação do próprio espectador (o quê é bom, apesar de gerar polêmicas muitas vezes exageradas ou desnecessárias). Eu até estava em dúvida se deveria dar uma nota acima ou abaixo da casa dos 90%, mas o final foi tão bom que conseguiu tirar um pouco de leite da pedra XD (mesmo que não tampe alguns buracos do enredo).
OBS: Sobre a nota, ela remete à minha opinião e não à do autor da resenha da primeira temporada de CG, Paulo Felipe, já que eu teria dado uma nota um pouco maior que 90%.
"Os únicos que podem atirar, são aqueles que estão preparados para levar o tiro."
"Isso também é uma punição para você... Você continuará usando esta máscara... Como aliado da justiça."
Lucas Funchal
Onde eu encontro a segunda temporada por favor?
ResponderExcluir