sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Gunbuster vs Diebuster (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 11/03/2011

Alternativos: Gunbuster vs Diebuster Aim for the Top! The GATTAI!! Movie; Top wo Nerae! & Top wo Nerae 2! Gattai Gekijouban!!
Ano: 2006
Diretor: Hideaki Anno, Kazuya Tsurumaki
Estúdio: Gainax
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 180 min
Gênero: Aventura / Drama / Sci-Fi



Alguns meses depois do término da mini-série "TOP wo Nerae 2!", surge um anúncio que me deixou cheio de muita expectativa: a união das séries GunBuster e DieBuster em um super longa-metragem. Mas, depois de finalmente conseguir assisti-lo... será que era isso mesmo que eu estava esperando?

Produzido por Gainax, Bandai Visual e JVC Entertainment, GunBuster Vs. DieBuster não é exatamente um novo longa metragem mas, sim, a união de dois. O único trabalho que os produtores tiveram foi resumir a série GunBuster em cerca de 2 horas de filme, e a série DieBuster em pouco mais de uma hora, e colocá-los um seguido do outro, com um pequeno intervalo musical semelhante ao aplicado no filme "Evangelion Death & Rebirth". Só. Mais nada. Se você estava esperando por um grande anime em que Takaya e Nono lutariam lado a lado com seus respectivos Buster Machines, esqueça, não é nada disso. Era só propaganda mesmo.

Tecnicamente, ambos os animes estão muito bem. Algumas poucas cenas foram refeitas e nada mais. GunBuster continua sendo um belo anime, mesmo com o peso da idade, e DieBuster traz novamente a mesma qualidade já vista. A trilha sonora é a mesma em ambos, assim como os efeitos sonoros.


Quanto às histórias, DieBuster ficou muito resumido se comparado à série original de 6 OVAS, especialmente se olharmos para as 2 horas que GunBuster consumiu e ficou muito bom. É cláro que não se pode comparar a quantidade de informações que você perderá ao assisti-los, mas de um modo geral, a edição de ambos ficou muito satisfatória, especialmente em GunBuster, onde a maior parte dos problemas técnicos e de enredo foi simplemente cortada.

De qualquer forma, ficou interessante notar como os dois finais das séries conseguem se completar tão bem. Mesmo esperando uma coisa totalmente diferente, GunBuster Vs. DieBuster consegue ter um único belo final para duas séries com tantas singularidades, a ponto de parecerem totalmente distintas.

Um detalhe que vale ressaltar é que a história em DieBuster está mais focada em Nono do que a de GunBuster é focada em Takaya, certamente pelo espaço de tempo menor reservado para DieBuster.



Mesmo depois de estar completamente frustrado, GunBuster Vs. DieBuster é uma ótima compilação que dificilmente o deixará decepcionado. Duas séries muito boas que culminam num final único e cheio de muita emoção que realmente valem a pena serem assistidos. Ainda assim, é imperdoável o que a Gainax fez, especialmente porque ela também lançou filmes-resumo de GunBuster e DieBuster separadamente e com o mesmo conteúdo, deixando ainda mais descarado que o tal anúncio se deve muito mais à promoção de um DVD-BOX de colecionador do que de uma produção realmente nova.


Emanuel Silva Sena


Nenhum comentário:

Postar um comentário