Alternativos: Shin Seiki Evangelion Gekijô-ban: Air / Magokoro wo kimi ni
Ano: 1997
Diretor: Hideaki Anno
Estúdio: Gainax / Production I.G. / MOVIC / Toei Animation
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 97 min
Gênero: Drama / Mecha / Sci-Fi


Mais uma coisinha: dê uma olhadinha na série antes. Evita pelo menos 70% dos "ãh???" que o filme proporciona. Se não assistiu, assista. Eu espero......
Ok, assistiu? Vamos lá, então.
Dito isso, vamos aos fatos:
EPISÓDIO 25: "Ária"

Segue então a coisa mais lógica que poderia acontecer: se o ultimo anjo foi derrotado, para que a Seele precisa de Gendo Ikari e da NERV? Acertou a resposta quem disse "não precisa". Mais do que não precisar, deixar brinquedos como os EVAs nas mãos de alguem que os velhos não confiam é algo que ninguem faria. Ninguem, nem eu ou você. Então? Toquem as trombetas, soltem os cães, senhoras e senhores: está aberta a temporada de caça à NERV.

Mortes, sangue, destinos sendo decididos. O que Evangelion tem de melhor a oferecer ao lado "Jack Bauer" das nossas mentes. Ou seja, esse primeiro episódio do filme amarra as pontas soltas dos
personagens secundarios. Algo como um episódio de TV com mais ritmo.
Há de ser mencionada também a luta entre Unidade-02 Asuka e a Seele. A própria Sunrise não faria melhor... ou faria? Depende do gosto de cada um.

É aqui onde o conhaque vira gin tônico de vez. Se você gosta de Evangelion, vai adorar esse episódio e o modo como ele termina. Se você detesta, mas começou a gostar um pouquinho pelo episódio anterior, é aqui que se enoja definitivamente.


Falando em graficamente, o filme não é muito superior à própria série. Já a trilha sonora mantém a qualidade e o ritmo apresentado na série, merecendo destaque a música-tema da batalha da Asuka e, ainda, "Komm Süsser Tod", a música-tema do processo de instrumentabilidade humana, que é uma cena ótima, no melhor estilo Gainax (quem assistiu a FLCL tem idéia do que é quando eles acertam na trilha sonora para aquela cena em especial). Se bem que o filme estaria mais para ganhar um Oscar de efeitos sonoros do que de trilha sonora propriamente dita, se é que me entendem.
O final, pelo menos, é o melhor final que a série poderia ter. Tem gente que gosta de tudo minimamente explicadinho antes do fim, tem gente que gosta de série aberta assim para deixar a imaginação e mesmo as crenças preencherem as lacunas. Seja qual for o seu caso, o filme vale a pena por mostrar realmente como termina a série. Não que seja o melhor final de todos os tempos, mas eu pelo menos não consigo imaginar um melhor para esta série em especial.
Se você é um daqueles "fãs-fanáticos" de Evangelion, nunca mais verá as praias com os mesmos
olhos... E, cá entre nós, se você se deu ao trabalho de assistir a 26 episódios, 2 a mais para "fechar o causo" não matam ninguém, não é?
PS: Não se enganem: o motivo pelo qual o Shinji reage é pela mancha de café na camisa!
Cilon Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário