sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Ninku - The Movie (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 21/11/2009

Ano: 1996
Diretor: Noriyuki Abe
Estúdio: Studio Pierrot
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 26 min
Gênero: Ação / Aventura / Comédia



No passado, a escola de artes marciais Ninku era muito poderosa, e aos seus guerreiros foram dados nomes do zodíaco chinês para combater uma terrível ameaça. Bem, depois que a tal ameaça foi derrotada, os mestres de Ninku foram sumariamente aniquilados porque seu poder poderia acabar rivalizando com ”outros interesses governamentais“... (!) Além do mais, se a ameaça já havia sido exterminada, por que manter Ninku?! Mas alguns desses guerreiros sobreviveram ao ataque e, hoje, buscam pelos outros sobreviventes que estão perdidos por aí... pelo mundo...

Produzido em 1996 pelo estúdio Pierrot, Ninku The Movie é mais uma produção de uma franquia de bastante sucesso no Japão da década de 90. Originada de um famoso mangá, acabou tendo uma série televisiva também de grande sucesso, e culmina neste movie como sua última adaptação audiovisual, já que a segunda temporada do mangá, Ninku Second Stage, não recebeu nenhum tipo de adaptação para outros formatos, a não ser para os videogames japoneses.

Ninku The Movie conta com uma produção bastante primorosa. Personagens bem desenhados; Movimentação perfeita e com ângulos de câmera ousados e dinâmicos; Seqüências visuais precisas; Feições de personagens e movimentos bem produzidos; Apenas os cenários soam bastante genéricos e acabam sendo ofuscados pelos acontecimentos na tela, o que acaba tornando-os absolutamente ”secundários“ para o espectador; Pessoalmente, não identifiquei nenhum uso de computação gráfica 3D em todo o anime, apesar de haver menção de seu uso nos créditos finais...(?!)


A trilha sonora é bem resolvida, e conta com boa atuação de dubladores e boas músicas de abertura e encerramento. Os efeitos sonoros também se encontram neste mesmo patamar.

Em Ninku The Movie, Fuusuke e seus amigos caem com o seu avião em um vasto deserto, mas acabam descobrindo uma forma de resolver seus problemas, ou ao menos tentar resolvê-los, ao ”encontrarem“ um emprego temporário num pequeno vilarejo próximo, e eles nem imaginam o que encontrarão por lá...

O filme é bastante curto. Tão curto que parece apenas mais um capítulo da série televisiva, o que também faz com sua história seja bastante "sucinta" e nada inovadora. Entretanto, o desenvolvimento de personagens e as grandes trapalhadas em que os protagonistas se envolvem são o verdadeiro destaque do anime. Piadas bem desenvolvidas, simples e bem contextualizadas garantem boas doses de diversão, já que em momento algum este tenta ser sério ou se aprofundar em temas complexos, o apelo é puramente cômico. Devido ao seu bom planejamento, os clichês acabam sendo bastante engraçados justamente por serem descaradamente clichês, e a exploração psicológica dos personagens é o principal motor para fazer funcionar essa idéia.

Como já citado, seu problema é ser muito curto, dando um forte gosto de ”quero mais“ no espectador, que só será saciado caso entre em contato com a série televisiva, também produzida pelo Pierrot. Aliás, o próprio modo como o anime termina indiretamente sugere isso.



Ninku The Movie é um ótimo anime. Descontraído, com personagens muito carismáticos e piadas e situações bobas que cumprem a premissa de serem engraçadas e realmente conseguem fazer o espectador ao menos rir. Se queres uma boa comédia descontraída, é uma ótima pedida! Só é uma pena ser (realmente) tão curto...


Emanuel Silva Sena


Nenhum comentário:

Postar um comentário