Alternativos: Samurai Spirits
Ano: 1994
Diretor: Hiroshi Ishiodori
Estúdio: Fuji TV / NAS
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 79 min
Gênero: Ação / Aventura



Produzido em 1994 pela TV Fuji e NAS, Samurai Shodown foi o primeiro anime produzido baseado nesta franquia. Enquanto o game do qual se deriva esbanjava tecnologia e qualidades por todos os lados para a época, o mesmo parece não ter sido incorporado ao anime. Por ter sido feito completamente a mão, o movie acaba sendo demasiadamente simples em vários aspectos, o que não seria ruim se este não sofresse de visíveis cortes de verbas em sua produção. O traço é bastante simples, pouco detalhado e com cores fracas. Personagens coadjuvantes, figurantes e cenários são despidos de qualquer detalhe, seja no traço ou no colorido, fazendo com que os mesmos beirem a insignificância. Mas é a animação propriamente dita o seu maior problema, pois além de ser bastante fraca, em alguns momentos o anime usa e abusa descaradamente de cenas estáticas para caracterizar movimento. É como se os produtores tivessem criado uma série de slides e os animassem em softwares como "Power Point". Alguns dos momentos das lutas, ponto principal deste anime, chegam a ser quase completamente retratados desta forma. Algumas imagens são reproduzidas 3 vezes segudas, em velocidades diferentes, para dar mais "impacto" ao telespectador. Outro problema, até perdoável, é que quando se muda o angulo de câmera do personagem, algumas deformações no tamanho de cabelo, roupas e larguras dos rostos não passam tão despercebidos a olhares mais atentos.
Quanto à parte sonora, mais problemas: as músicas não empolgam em momento algum e você provavelmente nem as notará na maior parte do tempo, pois se você notar, verá que ela é normalmente sempre a mesma (!). Os efeitos sonoros são extremamente simples e não adicionam nada à obra.



Vale mencionar que a produção deste movie contou com a participação de nada menos que 10 estúdios no total... Não seria nenhum exagero esperar por um resultado BEM melhor...
Havia 7 guerreiros sagrados cuja ordem era manter o selo do céu que prende o maligno deus Ankokushin Ambrosa preso em seu cativeiro. Entretanto, depois de ser traída durante uma batalha, Amakusa decide quebrar seu pacto sagrado e rompe o selo que jurou proteger. Em troca, Amakusa recebe poderes sobrenaturais e imortalidade para ajudar Ambrosa a dominar o mundo. Os outros 6 guerreiros sagrados acabam sendo mortos tentando deter Amakusa, mas eles re-encarnam depois de 100 anos com o mesmo objetivo de derrotar os terríveis planos de Ambrosa.
Em primeiro lugar, desde quando Amakusa é uma mulher?! Não se sabe por quais motivos decidiram dublar Amakusa como se ele fosse... ela (?!). Mas tudo bem, vamos ao que interessa.
A história não é nada original e tão pouco chega a empolgar em algum momento, graças a uma narrativa cheia de detalhes fúteis e até desnecessários. Pra que 6 guerreiros "sagrados" se 5 são praticamente inúteis? Haomaru, a grande estrela do anime, é o tradicional personagem grandalhão, fortão, burro, teimoso e "cabeça oca" que infesta tantas produções por este mundo afora. Um enredo fraquinho e cheio de buracos e situações forçadas, misturados a uma boa dose de humor infantil, faz o espectador sentir o conhecido gosto de "Shonen barato/caça-níqueis" logo nos primeiros momentos que iniciam o movie.
O anime perde muito tempo com pieguices e situações "chove e não molha" que o tornam mais longo e cansativo do que realmente é. Os personagens não têm nenhum carisma e são super maniqueístas. Não há nenhum aproveitamento das características psicológicas dos mesmos. Se fosse um exército de robôs do mal contra os robôs do bem, sendo o robô Haomaru o único forte e burro, daria o mesmo resultado. Apenas o sarcasmo e humor negro de Amakusa consegue algum destaque de vez em quando... (de vez em quando!!)
A título de curiosidade, o game Samurai Shodown 2 foi um grande sucesso quando lançado, mas duvido que este movie tenha cooperado para este sucesso. Um detalhe interessante é que na tela de creditos finais, os produtores decidiram usar cenas inteiras cortadas do anime como pano de fundo. Talvez avisando que o anime poderia ser muito melhor (ou pior) do que ficou.
Se você não tem nada pior para fazer do que assistir a Samurai Shodown, invente! Tenho certeza que será bem melhor.
Emanuel Silva Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário