sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Samurai Spirits 2: Asura-Zanmaden (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 17/09/2006

Ano: 1999
Diretor: Kazuhiro Sasaki
Estúdio: SNK
País: Japão
Episódios: 2
Duração: 29 min
Gênero: Aventura / Luta



Com o passar do tempo, tornou-se natural o uso de animes para promover games, e vice-versa. Na maioria das vezes, o título do qual provém foi um grande sucesso em sua categoria e sua adaptação em nova mídia tem o claro objetivo de entreter fãs e angariar mais sucesso. Mas existem também aqueles que surgem apenas para tentar promover algum produto que não deu certo, na esperança de trazer novos fãs e um pouco de dinheiro.

Produzido em 1999 pela ENIX e SNK, e distribuído apenas no Japão, Samurai Spirits 2 Asura ZanmaDen é uma série de 2 OVAs baseado no game 3D homônimo do sistema Hyper NeoGeo 64. O game não fez o sucesso realmente esperado, o que explica o motivo deste anime existir: promovê-lo!

Aparentemente, a história se passa muito antes da do jogo começar, mas não é necessário jogá-lo para poder entender o anime ^^. No passado, o deus Yuga arma um grande plano para dominar a Terra. Mas, sem poder sair do mundo dos mortos, ele domina a guerreira Shiki e a leva ao inferno, onde após passar pelos rituais necessários, torna-se uma marionete aos comandos de Yuga. Haomaru consegue derrotar Shiki e os planos de seu mestre, porém não consegue mata-la e ela consegue fugir. Muito tempo depois, Shiki reaparece ferida e muito diferente... algo está errado, pois Asura, um poderoso guerreiro, aparece das sombras com uma misteriosa missão...

Além destes, outros personagens também aparecem no anime, como Genjuro, Galford e as irmãs Rimoruru e Nakoruru. Esta última, porém, acaba se destacando como a personagem principal da trama. Doce e meiga, Nakoruru é uma daquelas personagens delicadas que encantam a todos, mas fica dividida pelo dilema entre ajudar e amar as pessoas, ou matar e lutar como uma guerreira. Rera, a outra personalidade má de Nakoruru, sempre aparece para confrontar os sentimentos e medos dela com relação ao mundo e à situação que a cerca.


Se procura um "shonen" com muitas lutas, você certamente não se decepcionará. Extremamente poderoso, Asura é um personagem de dar medo. Ainda que você não goste do anime depois, você certamente se lembrará dele... ^^ Um dos momentos mais dramáticos é quando ele invoca Satanas, o seu mais poderoso golpe, para acabar com a vida de um lutador. Aliás, vale lembrar que os golpes de Asura levam o nome de algum ser do inferno, como Lucifer, Leviathan e Belzebulb, as vezes com alguma leve alteração na escrita.

Mas um bom anime não se faz apenas de personagens famosos...

Samurai Spirits 2 Asura ZanmaDen é um anime totalmente feito à mão e despido de qualquer tecnologia digital, além de certamente ter sofrido com cortes de verba. Por estas razões, SS2AZD não consegue grandes feitos em quesitos técnicos. Quando a trilha sonora de abertura começa, tem-se a impressão que estamos diante de um anime lendário, mas é talvez o único grande momento auditivo que verás... os efeitos sonoros são pobres e fracos, às vezes beirando o medíocre. O restante da trilha sonora é no mínimo adequada, sem nenhum brilho. Quanto ao visual, a coisa não melhora muito. O anime parece ter sido produzido com tecnologia usada há mais de 10 anos! Quem viveu à época de Cavaleiros do Zodiaco e Dragon Ball Z não vai ter nenhum trauma, mas é impossível aceitar docemente que um anime de '99 use técnicas em desuso de quase uma década antes. Se fosse uma série de TV com muitos capítulos seria tolerável, mas não em um OVA.

O enredo também tem um certo desequilíbrio, típico de produções "caça-níqueis". Momentos de ação, comédia, emoção e terror não estão bem atrelados, com situações de pieguice e humor infantil contrastando com o tom sombrio e maligno característico da série, e acentuada pela imagem de Asura. Algumas coisas ficam sem explicação, tirando um pouco a força e propósito do enredo.



Para quem é iniciante no mundo anime ou pertence ao público infantil, Samurai Spirits 2 Asura ZanmaDen vai ser uma ótima opção. Mas se você procura algo com mais conteúdo ou que não pareça ter sido feito no tempo da saudosa TV Manchete, não vai ter muito o que ver, a não ser conhecer um pouco sobre o universo do jogo. Mas tenho uma recomendação: se quiser entreter aquele seu pequeno sobrinho/primo chato, pegue este! Só tome cuidado na dose: Asura é muito mal... hehehe >>:-)


Emanuel Silva Sena


Nenhum comentário:

Postar um comentário