segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Tsubasa Tokyo Revelations (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 30/08/2008


Alternativos: Tsubasa Reservoir Chronicle: Tokyo Revelations
Ano: 2007
Diretor: Shunsuke Tada
Estúdio: Production I.G.
País: Japão
Episódios: 3
Duração: 30 min
Gênero: Aventura / Romance / Fantasia



A finalização da segunda temporada de Tsubasa foi simplesmente decepcionante devido aos fillers e à falta de um final decente, após o qual não haveria nenhuma continuação (graças à emissora NHK, que censurou o anime quando percebeu que este estava ficando mais violento).

Diante de tamanha decepção, foi anunciada a produção de três OADs (Original Animation DVD) que dariam uma espécie de continuação, contando apenas a ”saga de Tokyo“ tão querida pelos fãs e que também mudou o rumo de Tsubasa. Esses OADs foram lançados juntamente com os volumes 21,22 e 23 do mangá respectivamente.

Bom, essa nova crônica começa assim:

O grupo de protagonistas (Syaoran, Sakura, Fay, Kurogane e Mokona) continua sua jornada em busca das penas da alma/memória da princesa Sakura por diferentes mundos/dimensões. Numa dessas, acabam aparecendo em um novo mundo que parece estar totalmente em ruínas e, ainda por cima, a princesa ficou inconsciente sem motivo aparente.

Uma chuva ácida começa a cair sobre o grupo, que logo procura abrigo no único prédio à vista que ainda está de pé. Nesse lugar, acabam se deparando com estranhas pessoas encapuzadas que começam a atacá-los por acreditarem que são ladrões. Essas pessoas são comandadas por um vampiro chamado Kamui (X-1999), extremamente habilidoso no combate.

Depois de um pouco de luta, os dois lados conseguem se entender e o grupo acaba por ficar naquele prédio para esperar a princesa acordar (sob a condição de trabalharem, é claro).


O grupo então aprende que o nome da cidade devastada onde se encontram se chama Tokyo, e que a única coisa que ainda segura o prédio de desmoronar devido à chuva ácida é um misterioso poder presente no subsolo. Esse poder é estranhamente protegido por Kamui, já que ele também é um ser que veio de outro mundo e não deveria se importar tanto com isso. Outra coisa importante é que, nesse subsolo, também reside um grande suprimento de água que mantém todos os que estão dentro do prédio vivos, e é almejado por ladrões.

Esses OADs foram simplesmente um presente para os fãs. À medida em que o enredo vai avançando, praticamente todos os mistérios cultivados desde o início da série são respondidos. Finalmente descobrimos quem é o clone de Syaoran (que ficava aparecendo constantemente na série), a identidade dos dois personagens que ficavam vigiando o grupo de longe, um pouco mais sobre a origem e potencial de Fay, e muito mais.

Vale lembrar que, nesta crônica, existe violência em Tsubasa. Isso mesmo, durante os combates não tem mais aquela história de ficar só com alguns arranhões, agora temos verdadeiras feridas e sangue =)!

O visual é muito bem feito, com um perfeito equilíbrio entre animação e computação gráfica, lutas cheias de movimentos detalhados e bem trabalhados, cortesia da habilidosa Production I.G (End of Evangelion, Dead Leaves, Blood: The Last Vampire, Chevalier D`eon, entre outros).

A trilha sonora continua de qualidade, com direito a novas músicas de abertura e encerramento, tendo até algumas da própria série de TV para dar a impressão que estes OADs são nada mais que três novos episódios do anime.

Tokyo Revelations é simplesmente ótimo. Com uma animação de cair o queixo, trilha sonora bem feita e um enredo mais sólido e menos infantil, com certeza irá agradar a todos os fãs da série, tendo estes lido ou não essa parte do mangá. Infelizmente, não existe uma continuação prevista, já que esses OADs contam apenas uma crônica e nada mais, sendo a continuação existente apenas no mangá.



Mesmo assim, Tokyo Revelations é obrigatório para qualquer fã da série, mostrando que as garotas da CLAMP ainda têm muita lenha pra queimar. Quem sabe um dia uma continuação apareça, afinal a esperança é a última que morre! =)

OBS: Tokyo Revelations também conta com a aparição especial de um personagem que nós, brasileiros, conhecemos muito bem ;)


Lucas Funchal


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário