sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Twilight of the Dark Master (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 31/12/2008

Alternativos: Shihaisha no Tasogare
Ano: 1997
Diretor: Akiyuki Shinbo
Estúdio: Madhouse / Toei Animation
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 45 min
Gênero: Terror / Drama



Há muitos anos, Humanos, Demônios e Guardiões foram criados pelo Espírito da Grande Mãe. Demônios foram criados para serem os arquiinimigos dos Humanos, com o intuito de fazê-los mais fortes, já os Guardiões são seres criados para defender a raça humana dos Demônios. E assim surge a ira entre Guardiões e Demônios, uma ira sem fim, passada através dos séculos.

Hoje, em 2089, restam poucos membros destas duas raças em Neo-Shinjuku, e Tsunami Shijo é um dos guardiões (e dos mais antigos), manipulador do fogo, que protege a humanidade há milênios. Enquanto isso, uma humana chamada Shizuka Tachibana, que acabara de ficar noiva, acaba convocando-o para que encontre um demônio e o mate. E isso acabará levando Tsunami a um velho conhecido inimigo dos humanos de eras passadas.


Twilight Of The Dark Master é um anime caprichado graficamente, um deslumbre feito basicamente à mão e sem os efeitos computadorizados de hoje. Traços totalmente seinen, bem sombreados e animados, lembrando os velhos tempos em que a qualidade do anime valia mais do que quantidade. Tecnicamente, TOTDM é maravilhoso e está nos mais altos patamares. E a responsável por isso é a gigante Madhouse, conhecida por muitos por criar obras de peso como Claymore, Ninja Scroll, Death Note, Boogiepop Phantom, Record of Lodoss War, dentre outros. O som, por ser um OVA de horror, é escasso, porém adequado.

O enredo, exatamente pelo fato de ser um OVA, não deve ser contado com mais detalhes. Felizmente essa também não é mais uma série em que os personagens principais são vampiros (como tantos animes) mas, sim, seres grotescos como os demônios, e outros bem estilizados, no caso dos guardiões, que são uma espécie de anjos protetores. A história junta poderes mágicos desse seres espirituais com o caráter científico visto, por exemplo, nas mutações que ocorrem no DNA humano devido a uma substância tratada no anime.

Seu desenvolvimento é calmo e consideravelmente rápido. Muitos devem ficar preparados no decorrer dos acontecimentos, pois 45 minutos realmente passam muito rápido quando se assiste a um anime assim. Por isso, aconselho que não se empolgue muito.



Animes assim, antes que alguém queira começar a assistir, são geralmente cheios de história pra contar, mas falecem devido ao tempo curto. TOTDM tem qualidade gráfica de sobra, isso é indiscutível, mas carece de conteúdo, tornando esta obra um tanto quanto decepcionante para quem gosta de continuidades.


Marcos França


Nenhum comentário:

Postar um comentário