quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Elemental Gelade (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 13/05/2007

Alternativos: Erementar Gerad, Elemental Gerad, Elementar Gerad
Ano: 2005
Diretor: Shigeru Ueda
Estúdio: XEBEC
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 30 min
Gênero: Aventura / Comédia / Fantasia



Elemental Gelade, também conhecido como Erementar Gerad, é um anime de aventura e fantasia com 26 episódios. Produzido pelo estúdio XEBEC, a série foi ao ar em 2005 no Japão.

O enredo gira em torno de Coud Van Giruet, um aprendiz de piratas voadores (sim, os navios deles voam) que viaja com seus companheiros em busca de tesouros. No mundo onde Giruet vive, existem seres conhecidos como Edel Raids, os quais são dotados de um certo tipo de cristal que, quando "sincronizado" com outro humano (por meio de um pacto), libera um grande poder, transformando o Raid numa arma, literalmente.

Durante uma viagem, a curiosidade de Coud o leva a xeretar a despensa de seu navio e ele acaba encontrando uma caixa, na qual "dormia" Reverie Metherlence (ou apenas "Ren"). Essa garota é, na verdade, um tipo especial de Edel Raid.

Não demora muito para que um grupo de mercenários ataque o navio em busca de Ren, e durante essa situação de perigo, Coud e a misteriosa jovem são obrigados a "sincronizar" para lutarem por suas vidas. Ren, então, se transforma numa espécie de lança e, junto com Coud, combate alguns dos mercenários. No meio da confusão, os dois acabam caindo da embarcação que, mais tarde, viria a ser destruída.


Esse é primeiro passo da trama de Elemental Gelade, o qual, como alguns de vocês já devem ter percebido, não é lá muito original. Aliás, o mundo onde o anime se passa é bastante parecido com o do jogo Skies of Arcadia (GameCube e Dreamcast), o qual também trata de piratas voadores e tudo mais.

Felizmente, originalidade não é sinônimo de qualidade e, por isso, mesmo não sendo uma série tão criativa, Gelade ainda consegue agradar, mostrando uma qualidade de fazer inveja a muitos animes.

As aventuras vividas pelo grupo de personagens principais misturam comédia e ação na dose certa. Há também espaço para críticas à sociedade, uma vez que as Edel Raids são consideradas seres inferiores, sendo usadas unicamente para fins militares por algumas pessoas.

A química entre os protagonistas da trama também é legal. Além de Coud e Ren, o grupo conta com 3 membros da Arc Aile, uma instituição que busca encontrar e proteger todos os Edel Raids espalhados pelo mundo.

Entretanto, como foi comentado, o enredo e os personagens são apenas agradáveis. Diria que são suficientes para oferecer uma boa diversão para os fãs do gênero. Porém, o anime não possui nada de especial, incluindo a parte técnica (animação, traço e trabalho sonoro), que é apenas boa.



Caso você esteja com poucas opções de animes para assistir, recomendo Elemental Gelade. É uma série que com certeza garantirá uma boa dose de diversão para todos os espectadores.


André Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário