terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Gintama: Shinyaku Benizakura-Hen (Movie)

Alternativos: Gintama: The Movie, Gintama the Motion Picture
Ano: 2010
Diretor: Shinji Takamatsu
Estúdio: Sunrise
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 95 min
Gênero: Ação / Comédia / Drama



Gintama: Shinyaku Benizakura-Hen é uma recapitulação do arco da Benizakura, um dos arcos mais famosos de Gintama.

Como é um filme de Gintama, o começo mostra as personagens fazendo várias piadas e quebrando a quarta parede, isto é, fazendo piadas sabendo que estão em um filme. Da mesma forma, no fim do anime temos mais piadas neste estilo. Tudo bem divertido, como de costume em Gintama. Aliás, o filme em si já foi piada na série de TV. Quem assiste Gintama sabe que, a cada 25 episódios, eles fazem um especial falando sobre o possível cancelamento do anime, fazendo piadas sobre como melhorar o anime e por aí vai. Em um desses episódios, surge um trailer da adaptação do arco da Benizakura para o cinema e isso vira uma piada recorrente. Até que colou e eles conseguiram lançar o filme.

O filme em si começa com os boatos de um matador que ataca samurais para praticar o "tameshigiri", antiga prática japonesa de testar espadas novas em condenados à morte. Depois disso, o filme mostra Elizabeth contratando os protagonistas para procurar o Katsura, que está sumido. E ao mesmo tempo, Gintoki recebe de dois ferreiros, irmão e irmã, um pedido para procurar uma espada forjada pelo irmão mais velho, Benizakura, que sumiu.

Após a sinopse, o leitor me pergunta: o filme é bom? Sim e não. Sim, porque o arco da Benizakura não é um dos mais famosos de Gintama sem motivo. Não, porque o filme é praticamente 100% igual ao original. Ora, se você vai fazer um filme de recapitulação, que pelo menos insira coisas novas. Por exemplo, o filme 8 de One Piece reconta o fim da saga de Alabasta. Mas ele coloca várias cenas novas e dá mais destaque a personagens que, no original, não tiveram tanto destaque. Benizakura-hen não faz isso, e as pequenas mudanças não influenciam em nada. Pior, uma delas estraga a cena do guarda-chuva, uma das mais antológicas do anime.



Bom, mas vale a pena ver pela qualidade, não é? Não. Se o filme fosse em altíssima definição e contasse com uma qualidade de produção e uma animação excepcionais, talvez valesse a pena. Mas a qualidade não é muito superior à da série de TV, apesar de ser widescreen.

As músicas de abertura e encerramento, tocadas pela banda DOES, banda “fetiche” de Gintama, são legaizinhas. A dublagem é excelente, como é padrão em Gintama, e a trilha sonora é a mesma da série.

No fim, o filme acaba sendo dispensável. Ele não traz nada de novo para quem é fã, já viu o arco e pode rever quando quiser. Já para quem não é fã, o filme não é acessível, porque ele traz consigo uma bagagem de mais de 50 episódios de Gintama, ou seja, é preciso conhecer o enredo do anime para poder aproveitar o filme. Não dá para ligar para o que acontece sem essa bagagem, além de ser fácil se confundir.

Sei que pode parecer estranho, mas acharia melhor que tivessem feito um filme original. Sei que boa parte dos filmes "filler" são ruins e detonam a continuidade. Só que Gintama intercala arcos como o da Benizakura com vários episódios de comédia. É bem fácil encaixar um filler sem estragar a continuidade. Quanto à qualidade, o pessoal da Sunrise sempre manda bem nos episódios originais que faz para o anime. Um bom exemplo disso são as cenas de comédia no começo de Benizakura-hen. E se mesmo isso não fosse suficiente, podiam seguir o exemplo do filme 10 de One Piece, que saiu mais ou menos na mesma época e que foi escrito pelo autor do mangá.




Benizakura-hen não é um filme ruim, mas eu não recomendo. Se você não é fã de Gintama, vai boiar. Se é fã, basta assistir as piadas do começo e do fim do filme e escutar as músicas no youtube. Tirando isso, você não perde nada em não ver o filme.


M4rc0 AFRL


Um comentário:

  1. a cena é que este arco já ta muito gasto...creio que saibas que vai sair um live action este ano e para variar vão pegar outra vez neste arco -.-'

    ResponderExcluir