sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Iria - Zeiram the Animation (OVA)

Ano: 1994
Diretor: Tetsuro Amino
Estúdio: Ashi Productions
País: Japão
Episódios: 6
Duração: 35 min
Gênero: Ação / Sci-Fi / Suspense



Iria Zeiram mostra a jovem Iria, que trabalha como aprendiz de caçadora de recompensas, ajudando seu irmão Glen e o amigo dele, Bob, caçadores de recompensas profissionais. Mas Iria não é uma aprendiz por falta de competência e, sim, por ainda não ter atingido a idade mínima para tirar seu registro. Durante uma missão de resgate em uma nave com problemas, Iria e seus companheiros encontram o monstro Zeiram, que havia fugido do compartimento de carga e estava atacando a tripulação. Na luta contra o monstro, Bob é ferido gravemente e Glen acaba se sacrificando para permitir que Iria fuja com os sobreviventes da nave. Ao voltar para seu planeta natal, Iria é atacada por assassinos, mas foge com a ajuda do atrapalhado Fujikuro, outro caçador de recompensas. Logo ela consegue seu registro, se reencontra com Bob, ou o que restou dele, e parte para investigar o que está por trás da tentativa de assassinato, das aparições de Zeiram em seu planeta e de pistas que indicam que Glen pode ainda estar vivo.

Este anime é baseado no filme "live-action" Zeiram, e serve como prelúdio para o mesmo.


A qualidade da animação é boa, o que se espera de um OVA, e a trilha sonora tem um clima que remete ao fim dos anos 80 e começo dos 90, com uso constante de sintetizadores. Na verdade, me lembrou até as músicas dos jogos de Mega Drive e SNES. O "character design", feito por Mazakazu Katsura, de I’s e Zetman, é bem legal, e a ambientação, que combina "sci-fi" com elementos orientais, ficou bem interessante.

A única personagem de destaque no anime é a Iria, personagem da qual eu gostei bastante, já que, apesar de usar enfeites de cabelo para homens (provavelmente por causa de Glen) e de chutar traseiros pelo espaço atrás de pistas sobre o quase indestrutível monstro Zeiram, ela é bastante feminina. Os outros personagens servem bem ao seu propósito de coadjuvantes, mas sem muito destaque.

Apesar de tratar de temas como a ganância de grandes corporações, do desenvolvimento, teste e uso de armas biológicas e etc., Iria Zeiram é, antes de tudo, um anime de ação. E o anime te entrega exatamente o que promete, com cenas de ação boas e sem enrolação.



Iria Zeiram é um anime recomendado para qualquer um que esteja sem tempo ou sem paciência e queira ver um bom anime de ação que, apesar de não ser vazio de conteúdo, não quer ser mais complicado do que realmente é.


M4rc0 AFRL



Um comentário:

  1. Gosto muito desse anime, vi pela primeira vez em VHS a muitos anos atrás, junto com Bastard!!!!

    ResponderExcluir