sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Kage Kara Mamoru! (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 20/03/2007

Ano: 2006
Diretor: Yoshitaka Fujimoto
Estúdio: Group TAC
País: Japão
Episódios: 12
Duração: 30 min
Gênero: Comédia / Romance / Shounen



ATENÇÃO: Esta review pode conter eventuais spoilers. Estando avisados, podem continuar lendo, se quiserem.

"Mais um anime de ninja?", algum curioso pode perguntar porque, à primeira vista, é isso mesmo. Uma das traduções para "kage" em japonês pode ser ninja, não literalmente, mas em derivação de sentido. Kage quer dizer "sombra", e então podemos entender porque o ninja também, culturalmente, adquiriu o sinônimo de sombra, aquele que olha da escuridão, esperando atacar ou proteger alguém.

Mas voltando à vaca fria, é só à primeira vista. Na verdade, o anime fala de um rapaz, Mamoru, o qual, junto à sua família (sim, pai e mãe também ninjas!) protegem a família de Yuna, sua vizinha e amiga desde que eram pequenos. Aliás, para ser mais exato, a família segue uma tradição ninja de proteção da família de Yuna, já por 400 anos! A família de Mamoru-kun mora perto da de Yuna, e seus pais protegem respectivamente a mãe e o pai dela, restando a Mamoru a proteção de Yuna desde que eram moleques!


O que não é fácil!! ^___^ Yuna é daquelas meninas um pouco lentas, muito inocentes e sempre pronta a entrar em confusão a qualquer passo que dá! No anime, a cada episódio, aparece uma personagem feminina que, sem motivos maiores, se apaixona perdidamente pelo personagem ninja protagonista, até a primeira metade (são 12 episódios no total). Já Mamoru é um cara tranqüilo, que segue à risca o seu dever de proteção à Yuna, ainda que, às vezes, tenha que ser ameaçado pela sua mãe para fazê-lo! ^__^

O anime é, em grande parte, comédia, mas tem ação e cenas de romance. Possui músicas de abertura e encerramento que não chamam muito a atenção, engraçadinhas, seguindo o estilo do anime (atenção especial para a música "Banana, Banana", cantada pela protagonista Yuna!! ^__^). A parte visual, por outro lado, é muito boa, não vemos falha nenhuma do desenho, sendo completamente homogêneo, impedindo que a peteca da qualidade de traços e etc., como vemos em muitos animes, caia drasticamente. Não é um anime filosófico, profundo, é mais um passatempo e, como tal, cumpre a sua função com total maestria.

No decorrer da história, ela se torna mais coerente, mostrando partes de um passado de Mamoru na vila de ninjas onde foi criado. Detalhe: ele protege Yuna sem que a mesma saiba, por isso o nome do anime, Kage Kara Mamoru, ou seja, algo como "Protegendo das Sombras".



O anime é muito bom pois, como foi dito, ele cumpre a que veio. É simples, sem pretensões e... bem... é MUITO ENGRAÇADO!!! Basicamente, se estiver procurando combustível pra umas boas risadas, este anime tem que entrar na lista.

(Na minha opinião, estilo é estilo, e o anime cumpre a que veio... é uma "comédia pra rir", como dizem... com todo aquele estilão "college girls" e pitadas de romance pra acompanhar. Muito bom!)

PS: Contém fan-service também, mas este nem de longe se compara ao quesito comédia que é, disparado, um dos carros-chefes do anime.

PPS: Atenção novamente! Se quer algo mais profundo ou cheio de reviravoltas, vá assistir a Evangelion, Rahxephon e semelhantes, mas passe longe deste aqui. ^^


Rafael Tages


Nenhum comentário:

Postar um comentário