quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Nasu: Summer in Andalusia (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 13/04/2008

Alternativos: Nasu - Andalusia no Natsu
Ano: 2003
Diretor: Kitaro Kousaka
Estúdio: Madhouse
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 47 min
Gênero: Esporte



Nasu: Summer in Andalusia' (2003) é um movie produzido pela Madhouse e dirigido por Kitaro Kousaka, o qual já trabalhou em diversos projetos do estúdio Ghibli, além de ter participado da produção de animes clássicos como Metropolis e Akira.

O filme foi bem recebido pela crítica, chegando a concorrer no tradicional Festival de Cannes (algo inédito para o mundo da animação japonesa até então).Baseado no mangá Io Koruda, 'Nasu' narra a performance do ciclista espanhol Pepe Benengeli durante a 'Vuelta a España', terceiro circuito de ciclismo mais importante do mundo. Por estar em sua terra natal, Pepe se sente na obrigação de vencer; ainda mais porque, nesse mesmo dia, seu irmão mais velho está se casando com sua ex-namorada.

O argumento é simples: afinal, o anime dura apenas 47 minutos, mas é o suficiente para deixar o espectador com os olhos grudados na tela, pois 80% das cenas acontecem em alta velocidade, numa disputa apertada entre os atletas. Os outros 20% são formados por seqüências bem diferentes, como imagens da festa do casamento do irmão de Pepe, flashbacks sobre o passado dos personagens, além de diálogos com colegas de equipe (que, por sinal, rendem uma motivação a mais para nosso corredor). Tais cenas ajudam a dar um certo tempero ao desenvolvimento da trama. Entretanto, o fator mais interessante de Nasu é mesmo o protagonista: mesmo estando sempre sério e mau humorado, o cara consegue cativar bastante.

Tecnicamente, 'Summer in Andalusia' impressiona. A animação é de primeira qualidade e a direção é simplesmente genial. Uma das coisas mais legais são os movimentos das câmeras, que muitas vezes viajam pelo cenário em alta velocidade criando uma ambientação tridimensional bastante convincente. Por ser dirigido por um veterano do estúdio Ghibli, 'Nasu' acabou ficando com um traço parecido com os animes desse estúdio, o que é bem legal também (um agrado para os fãs de Miyazaki e cia). 'Nasu: Summer in Andalusia' é, certamente, uma obra de alto nível.



Embora simples, o anime se mostra eficaz ao passar a emoção de um corrida de ciclismo profissional. Vale lembrar que em 2008 teremos uma continuação, 'Nasu: A Migratory Bird with Suitcase', que promete levar nosso amigo Pepe a novos desafios.


André Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário