quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Resident Evil: Degeneration (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 31/03/2009

Alternativos: Biohazard: Degeneration
Ano: 2008
Diretor: Makoto Kamiya
Estúdio: Digital Frontier
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 97 min
Gênero: Ação / Terror



Resident Evil: Degeneration é um filme em CG (computação gráfica) feito pela própria Capcom, produtora dos jogos de videogame da série. Inicialmente eu não estava muito confiante nesta produção, pois seus trailers não conseguiram me empolgar nem um pouco. Mas dessa vez eu felizmente quebrei a cara: Degeneration é muito bom!

Os outros 3 filmes baseados na franquia são live action (com atores reais) e feitos por americanos. Muita gente não gosta, mas eu os acho até que legais. Porém, não há como negar que, se comparadas aos jogos, tais obras deixaram muito a desejar.

Todavia, esse não é o caso de Degeneration, que, como comentado, foi feito pela mesma empresa responsável pelos games originais. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual esse novo movie se saiu muito melhor em termos de enredo, personagens e direção. A trama é no estilão RE mesmo, tendo como protagonistas personagens dos próprios jogos. Na produção estão presentes Claire e Leon. Este último é, inclusive, o meu personagem de videogame preferido. Há também um terceiro protagonista, uma membro da S.T.A.R.S cujo irmão é suspeito de ser um dos terroristas que estão promovendo atentados fazendo uso do t-vírus. O enredo, por sinal, gira em torno disso: organizações terroristas que, de alguma forma, conseguem o t-vírus no mercado negro e preparam atentados fazendo uso dessa arma biológica. O enredo de Degeneration serve como uma espécie de prólogo para Resident Evil 5.

Além de possuir um roteiro fiel aos games, o filme conta com uma direção fantástica. As sequências de ação são algumas das melhores que eu já vi. E não foram só essas cenas que ficaram boas, não: as cenas mais simples também foram feitas de forma bastante original. Degeneration é simplesmente uma aula de como se deve dirigir um filme de ação.

A obra só não se sai tão bem na parte técnica. No geral a qualidade das CGs é boa, com os cenários e efeitos especiais muito interessantes. Entretanto, a modelagem dos personagens e a movimentação dos mesmos não ficaram tão legais. Considero a movimentação o problema mais sério, pois ela ficou muito pouco natural, lembrando bastante as CGs de jogos dos anos 90.

Felizmente esses problemas são pouco relevantes e passarão despercebidos depois de alguns minutos, quando você estiver completamente hipnotizado pelo ótimo clima do filme.



Não há muito o que dizer para concluir o texto. Basta apenas reafirmar que Resident Evil: Degeneration é, de fato, um belo movie. Agora é torcer para que a Capcom continue investindo na produção de filmes próprios para que outras boas surpresas apareçam num futuro próximo. Uma continuação desse RE, por exemplo, não seria nada mal.

Ah, é bom lembrar que o DVD está previsto para sair em janeiro de 2009 aqui no Brasil. O preço sugerido é de 29 reais.


André Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário