quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Secret of Cerulean Sand (TV)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 15/06/2006

Alternativos: Patapata Hikousen no Bouken
Ano: 2002
Diretor: Yuichiro Yano
Estúdio: Telecom Animation Film
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 22 min
Gênero: Aventura / Sci-Fi



Conheci "Secret of Cerulean Sand" ("Patapata Hikousen no Bouken", no original) de uma maneira estranha. Estava baixando clipes da minha banda preferida, Garnet Crow, no eMule e, acidentalmente, acabei baixando a abertura dessa série cujo tema era a música "Naked Story", da banda já citada. Claro, adorei o vídeo e tratei de baixar o anime, que não é muito conhecido. Só achei uma versão, e legendada em inglês (por sinal, foi o primeiro anime que acompanhei neste idioma).

Cerulean Sand possui um enredo bem elaborado, o qual é narrado de forma muito agradável e envolvente ao longo de todos os seus 26 episódios. Basicamente acompanhamos a jovem Jane Buxton em busca de seu irmão, George Buxton, um cientista que aparentemente teria sido morto após trair a nação durante uma de suas pesquisas em terras estrangeiras. Tal pesquisa tinha como objetivo encontrar o chamado "líquido flutuante", que poderia servir de combustível para máquinas voadoras, inexistentes na época.

Jane inicia a busca pelo irmão após receber uma carta do mesmo, contendo uma pequena amostra do "líquido flutuante". Vale lembrar que a garota tinha um outro irmão mais velho, também desaparecido por estar, de alguma forma, envolvido nessa estória. Na verdade, todos os acontecimentos anteriores ao inicio da jornada são contados detalhadamente nos episódios iniciais, onde podemos observar a vida da família Buxton desde o nascimento de Jane.

Durante a jornada a jovem encontra vários amigos e aliados. A garota recebe ajuda até mesmo de forças militares que estavam numa busca por um batalhão perdido, o qual havia sido enviado para o mesmo destino de George Buxton. Entretanto, como não poderia deixar de ser, Jane também encara muitos inimigos, sendo alguns deles figuras já conhecidas por ela.

O enredo é simples e não apresenta nenhum conteúdo muito pesado, no entanto, ele ainda é sério, um pouco tenso, e trata de temas adultos, como racismo, escravidão e morte (esta está bastante presente no inicio da série). É algo muito semelhante aos animes do Studio Ghibli, que na maioria das vezes são simples e aparentemente infantis... mas depois de assisti-los, a opinião de qualquer um muda completamente. Assim como as produções desse estúdio, eu diria que "Secret of Cerulean Sand" é uma série que pode ser aproveitada tanto por crianças quanto por adultos.

O roteiro desse anime é realmente ótimo, e consegue manter a atenção do espectador do inicio ao fim, mesmo não sendo algo complexo e grandioso. O mesmo vale para a qualidade da animação, que é modesta, mas eficiente. O traço também é bastante simples, porém bem simpático e atrativo. O trabalho sonoro conta com boas dublagens, mas se destaca principalmente pela trilha sonora. As músicas de fundo são orquestradas, seguindo a ação dos personagens. As músicas-temas também ficaram muito boas. Na abertura, como já foi dito, temos a animada canção "Naked Story" da banda Garnet Crow, e no encerramento contamos com a presença de "What Can I Do?" e "This is Your Life", duas belas músicas com um clima mais leve.



"Secret of Cerulean Sand" é um anime de aventura dono de um belo enredo, personagens interessantes (que fogem dos clichês), além de competência técnica. Com certeza tem tudo para agradar aqueles que curtem uma boa estória e querem relaxar vendo algo não muito pesado mas, ainda assim, inteligente.


André Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário