quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

The Sky Crawlers (Movie)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 11/08/2009

Alternativos: The Sky Crawlers: Eternamente
Ano: 2008
Diretor: Mamoru Oshii
Estúdio: Production I.G
País: Japão
Episódios: 1
Duração: 121 min
Gênero: Aventura / Drama / Mistério



The Sky Crawlers é um filme dirigido por Mamoru Oshii (Ghost in The Shell, Patlabor) e baseado numa série de livros escritos por Hiroshi Mori. O anime estreou em festivais de cinema em 2008, recebendo boas críticas. Junto com o filme também foi lançado um jogo para Wii chamado "Sky Crawlers: Innocent Aces". Este conta com um enredo diverso, mostrando acontecimentos anteriores aos que acontecem na produção para o cinema. Tanto o jogo quanto o filme não se saíram muito bem comercialmente, com pouca repercussão até mesmo dentro da comunidade otaku da Internet.

Apesar disso tudo, ambas as produções são muito boas. O enredo de Sky Crawlers tem como plano de fundo uma guerra num cenário parecido com a Europa dos anos 40 ou 50. Aparentemente o foco dessa guerra está nas batalhas aéreas, e os pilotos dos aviões são, em sua maioria, pessoas denomindas "kildren". Estes são uma espécie de clones de aparência jovem que estão destinados a lutar nos céus até serem abatidos em combate. Essa guerra em si possui propósitos bastante estranhos, sendo uma espécie de "guerra de fachada". Mas a explicação para isso você encontra assistindo ao filme.

Mesmo com todo esse rico universo, o roteiro não mantém seu foco nas batalhas, na política ou em qualquer coisa do tipo. O foco da estória está nos personagens (quase todos "kildren") e nas suas relações, notavelmente complexas e frágeis. O anime explora bastante os diálogos e o lado psicológico dos protagonistas. Há também um pouco de filosofia e sociologia no conteúdo, já que o meio em que os personagens se encontram acaba tendo uma forte influência sobre suas ações.

Em The Sky Crawlers, tudo foi cuidado, planejado e dirigido de forma exemplar. Mas é preciso avisar: o ritmo do anime é bastante lento e o clima, na maior parte do tempo, é extremamente pesado. Também não pense que este seja um filme de ação. Somando tudo, o anime tem apenas uns 15 minutos de cenas de combate - de um total de 2 horas de duração.

Esteticamente, Crawlers se destaca pelo bom uso das cores, pela ótima trilha sonora e, principalmente, pelas fantásticas cenas em CG que, embora poucas, são absolutamente fantásticas.



Pelo seu ritmo lento, diálogos pesados e uma atmosfera não muito amigável, The Sky Cralwers é um filme que não deve agradar a todos. Não estou dizendo que esses sejam pontos negativos, pelo contrário até. A questão é que a maioria das pessoas não tem paciência para esse tipo de produção. Mas se você não se enquadra nesse perfil, pode assistir ao filme sem medo. The Sky Crawlers é, certamente, umas das melhores produções do cinema mundial dos últimos anos.


André Pequeno


Nenhum comentário:

Postar um comentário