sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

You're Under Arrest (OVA)

OBS: Resenha publicada originalmente no Animehaus em 13/05/2007

Alternativos: Taiho Shichauzo!
Ano: 1994
Diretor: Kazuhiro Furuhashi
Estúdio: Studio DEEN
País: Japão
Episódios: 4
Duração: 28 min
Gênero: Aventura / Comédia



You´re Under Arrest, que quer dizer "você está preso", é um título de uma franquia originalmente criada por Kosuke Fujishima, mais conhecido por sua outra famosa série, "Oh, My Goddess!". A série combina Ovas, mangá, temporadas de anime para televisão, e um menos conhecido "live-show" que também foi ao ar nas tevês japonesas, com nove episódios apenas.

O primeiro conjunto de Ovas, que foi lançado antes da primeira temporada de animes ir ao ar, não possuía nome especial e era o "debut" da criação de Fujishima no formato anime.

No primeiro episódio, uma jovem e ansiosa garota japonesa cruza uma das ruas na contramão e é perseguida por uma policial, a qual é muito estrita no cumprimento das ordens que recebe, e muito ciente do seu dever como observadora da lei e da ordem! ^__^ E a policial acaba detendo a garota fujona, multando-a. Mas não há motivos para que a fujona se preocupe com o preço exorbitante das infrações que acabou de cometer: a policial chama-se Miyuki Kobayakawa, e foi designada para acompanhar e formar um time com a senhorita fujona, que se chama, por sua vez, Natsumi Tsujimoto.

Logo, as duas estão de volta ao quartel, onde Natsumi é apresentada ao resto da equipe, com destaque para Ken Nakajima, que é o patrulheiro da divisão da Polícia Metropolitana. Ele divide uma paixão platônica com a protagonista Miyuki. A outra senhorita da turma chama-se Yoriko Nikaido, uma atrapalhada, porém esperta, agente administrativa da delegacia.

Juntos eles aprontam bastante coisa neste OVA que introduziu o mundo de "You´re Under Arrest" à mídia animada. É basicamente um anime de aventuras, romance e comédia da turma, e os episódios são divididos em "arquivos", ou "files" em inglês, como se cada um fosse um caso específico com o qual eles têm que lidar na polícia (ainda que os "casos" envolvam, às vezes, histórias pessoais dos personagens).


Natsumi é uma personagem forte, barulhenta, corajosa e bastante "senhora de si", e gosta de tanto álcool quanto a Misato de Evangelion. Miyuki apresenta mais aspectos de uma verdadeira "lady", demonstra muito conhecimento na área mecânica, é educada e discreta. Yoriko é a típica "sonsa", muuuuito "esperta", ainda que prefira não demonstrar. Ken Nakajima, por sua vez, é um policial forte, bonito, e muito corajoso também, exceto quando fica próximo de sua paixão, Miyuki (ele chega a ficar sem fala!).

A qualidade dos OVAS é boa, considero pessoalmente melhor até do que a outra obra-prima do mesmo criador, "Oh My Goddess!". Neste anime, tenta-se (e eu digo "tenta-se"...) criar uma atmosfera mais crível, mais real: não há muito espaço para fantasias, as coisas são apresentadas em um cenário que não perde em nada para o mundo real. Tanto é assim que este anime acabou ganhando uma versão para a televisão com atores de carne e osso. Se comparássemos, por exemplo, com o próprio Oh My Goddess, veremos que ela conta com personagens fantasiosos que possuem cabelos de várias cores e estilos, além de roupas nada comuns, etc. Em "You´re Under Arrest", tudo é feito para ficar mais próximo do telúrico. Claro, como eu disse anteriormentem, é apenas uma tentativa, ainda veremos (e graças!) personagens em SD´s e, ainda, aceitar uma japonesa com olhos azuis (Miyuki), até que vá lá... mas com a íris roxa (Natsumi)... é complicado! xD



A trilha sonora pode ser considerada mediana mas, ainda assim, é uma questão de estilo, de combinar com o anime *. Não há nenhuma música memorável ao longo dos Ovas, limitando-se a "happy themes" para a abertura e o encerramento, bem como músicas de fundo que não fazem o "sentido download" disparar quando ouvimos. O conjunto da série, entretanto, trouxe à tona, em 1994, uma das mais famosas franquias de anime. Se você curte animes tranquilos, com "storyline" próximo à uma novela de televisão (atenção: não estou menosprezando, hein!!^^), há uma grande chance de gostar de You´re Under Arrest. Se não curte histórias despretensiosas, aventuras leves, humor saudável e um pouco mais de "açúcar" nas telas, passe longe! ^__^

* (a trilha sonora quase me fez desistir de ver o anime na primeira tentativa... por favor, aguentem firme a abertura ou passe pra frente quem não gosta... tenho certeza que a série em si vale a pena!).

Nota do resenhista: A série cita e mostra com muitos detalhes as motos que são usadas pelos personagens (e consertadas pela Miyuki). Isso é também uma característica do anime "Oh My Goddess", e a coincidência se deve ao fato de Kosuke Fujishima ser um amante das motocicletas, motores, automóveis e etc...^^ Seu sonho era ser um desenhista esquemático, ou seja, alguém que trabalha na criação de modelos e produtos!


Rafael Tages


Nenhum comentário:

Postar um comentário