quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Inuyasha Kanketsu-hen (TV)

Alternativos: InuYasha: The Final Act
Ano: 2009
Diretor: Yasunao Aoki
Estúdio: Sunrise
País: Japão
Episódios: 26
Duração: 25 min
Gênero: Ação / Drama / Fantasia / Romance




Inuyasha, criado pela verdadeira Midas do mercado de mangás, Rumiko Takahashi, já havia ganhado um anime que começou no ano 2000 e terminou em 2004, sem contar toda a história, já que o mangá ainda estava sendo publicado e o anime não tinha mais o que adaptar. Decidiram encerrar o mesmo, ao invés de terem que inventar um sem-número de sagas originais da TV e episódios de enrolação pura. Pouco menos de dois anos após o fim do mangá, os produtores resolveram continuar o anime e contar o resto da história. Como resultado, temos Inuyasha Kanketsu-hen (Inuyasha, o ato final).

O anime começa exatamente onde o anime de 2000 parou e não há uma recapitulação, o que é um problema, já que lembrar das coisas 6 anos depois é dureza... Mas nada que uma leitura rápida na internet não resolva. As personagens são as mesmas e, neste anime, não somos apresentados a nenhuma personagem nova de destaque. Mas isso também não é problema, porque Inuyasha já possuía um elenco bem grande e cheio de personagens carismáticas.


Os dubladores todos retornam e continuam fazendo um bom trabalho. A trilha sonora, composta por músicas orquestradas com a adição de instrumentos japoneses, continua a mesma e ainda funciona muito bem. O anime possui uma abertura, da banda já tradicional em Inuyasha, Do as Infinity, e três encerramentos. Todos são legaizinhos, mas não gostei de nenhum a ponto de colocar na playlist. O traço e o "chara design" continuam os mesmos e a animação é competente, apesar de não se destacar.

O grande problema do anime é o ritmo inconstante. O anime começa bem corrido, pois aborda 20 volumes do mangá em 26 episódios, o que é bastante coisa. Eu não sou fã de enrolação em anime, mas confesso que, em certos momentos, achei que contavam histórias demais ao mesmo tempo e que poderiam ter dividido os enredos em episódios separados. Depois de alguns episódios, o ritmo se normaliza e, em alguns momentos, chega até a ficar um pouco lento, o que não se justifica, dada a correria do começo. Outro problema é o fato de uma personagem com grande participação no anime anterior simplesmente desistir da batalha contra o vilão Naraku e sumir do anime. A conclusão do anime, apesar de não ser ruim, não foi do meu agrado. Não dá para dizer o motivo sem estragar, mas posso dizer que podiam ter feito a mesma coisa de uma forma um pouco diferente que faria mais sentido.



Inuyasha Kanketsu-hen é a esperada continuação animada da saga de Inuyasha e companhia, concluindo a história que estava em aberto. O anime tem alguns probleminhas, mas nada que atrapalhe muito, e todos os fãs de Inuyasha curtirão o final da série.


M4rc0 AFRL



Nenhum comentário:

Postar um comentário