Ano: 2009
Diretor: Osamu Nabeshima
Estúdio: TMS Entertainment
País: Japão
Episódios: 13
Duração: 30 min
Gênero: Ação / Fantasia




Como escrito acima, o mangá conta a história de guerra santa de Atena, deusa da guerra, contra Hades, deus do mundo dos mortos. O foco da história é no trio de protagonistas, formado por Tenma, o Cavaleiro de Pégaso que possui uma ligação com Hades desde a era mitológica; Alone, o humano escolhido para receber a alma de Hades; e Sasha, a reencarnação de Atena. O anime começa mostrando Tenma e Alone dois anos antes da guerra começar, quando moravam juntos no mesmo orfanato. Alone era um menino bondoso que sonhava em ser pintor e era maltratado pelos meninos da cidade onde morava. Nestes momentos, era protegido por Tenma, que sempre foi muito forte, apesar de malcriado. Ao tentar desviar o curso de um rio para salvar seus amigos do orfanato durante uma enchente, Tenma desenvolve o seu cosmo e chama a atenção do Cavaleiro de Ouro Dokho de Libra. Impressionado com a habilidade do garoto, Dokho o leva para o Santuário, sede dos Cavaleiros, para treiná-lo para ser um Cavaleiro do Zodíaco (Santo de Atena, no original). Antes de ir embora, Tenma promete a Alone que voltará assim que terminar o treinamento, e Alone promete que até lá terá se tornado um grande pintor. O que eles não esperavam era que, neste meio tempo, os servos de Hades aparecessem e levassem Alone para uma catedral isolada, onde ele é possuído por Hades. Dá para perceber que o reencontro dos dois amigos não será como eles desejavam. E Tenma precisará derrotar o exército de Hades, ao mesmo tempo em que procura uma forma de trazer o seu amigo de volta.




Entre as personagens, além de Tenma e Alone, destacam-se Yato de Unicórnio, Cavaleiro de Bronze que tem uma rivalidade com Tenma; Yuzuriha, guerreira que mora em Jamir com o ancião que conserta as armaduras e acaba se juntando a Tenma e Yato; Pandora, serva fiel de Hades; Kagaho de Benu, Espectro (análogo do Cavaleiro no exército de Hades) muito poderoso e violento; e os Cavaleiros de Ouro Dokho de Libra e Shion de Áries, que no anime original são os dois únicos sobreviventes desta guerra santa, apesar de não sabermos se em Lost Canvas eles sobreviverão, já que é uma versão alternativa.
O anime tem um ritmo bom, sem enrolações e nem correrias. Mas o mérito do anime está em pegar a ambientação criativa e interessante que o Kurumada criou e fazer o que o mesmo nunca fez: dar destaque às personagens. A Shiori dá um tratamento digno a todos os Cavaleiros (e a alguns Espectros) que aparecem e acerta ao dar o maior destaque aos de Ouro (obviamente quando não está trabalhando com Tenma). Mesmo os que aparecem pouco têm uma participação importante e que os faz dignos de nota. Inclusive a maioria recebe um curto background para que nos identifiquemos com eles. O drama de Tenma e Sasha (não contarei como ela entra na história para não estragar) também torna as coisas um pouco mais profundas do que o simples "vamos derrotar Hades que é mau e salvar a Terra."
Lost Canvas é um OVA bem feito, baseado em uma franquia de grande sucesso. O anime consegue ser ainda melhor que o original e é recomendado para todos os fãs de animes shounen. Para quem é fã de Saint Seiya, então... É obrigatório. O grande defeito do mesmo é que ele não possui fim. Os 13 OVAs não são suficientes para contar toda a história, que aliás ainda nem acabou no mangá. Felizmente já foi anunciada uma continuação para a série, sem data de lançamento definida no dia em que a resenha foi escrita.
M4rc0 AFRL
Muito obrigado pelo review, é uma série ótima que foi cortada/interrompida porque os japoneses têm problemas!!
ResponderExcluir