sábado, 15 de abril de 2017

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o! (TV)

Alternativos: KonoSuba: God’s Blessing on this Wonderful World!
Ano: 2016
Diretor: Takaomi Kanasaki
Estúdio: Studio Deen
País: Japão
Episódios: 20
Duração: 24 min
Gênero: Comédia / Aventura / Fantasia



Quem gosta de animes de comédia provavelmente já viu algumas produções bem malucas por aí, com personagens doidos e que fazem qualquer um duvidar da sanidade de quem os criou. Podemos dizer que "Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o!" (ou simplesmente "KonoSuba") é uma produção que se encaixa nessa categoria; a única diferença é que "KonoSuba" deveria ser classificado como rei absoluto de todos os animes completamente pirados.

O nível de loucura e insanidade mental que existe aqui é algo inédito, tanto que eu acho que, para conseguir apreciar tudo o que "KonoSuba' tem à oferecer, você também precisa ter um parafuso a menos.

O anime é baseado numa série de light novels e sua primeira temporada foi exibida em 2016 - com a segunda vindo logo depois, no começo de 2017. Considerando que ambas as temporadas fizeram bastante sucesso (prova de que existe muita gente meio maluca por aí), não seria estranho considerar a possibilidade de uma terceira temporada. Existe também um OVA que foi lançado em 2016 e um segundo OVA deverá sair ainda em julho.

Pois bem, a história de "KonoSuba" é simples e até lembra um pouco o anime "Oh My Goddess!". Kazuma é um adolescente inútil que passa o dia perdendo o tempo sem fazer nada de importante até que, um belo dia, ele acaba morrendo. Porém, ele não vai parar no céu ou no inferno. O que acontece é que ele recebe uma proposta de uma deusa chamada Aqua para viver em um outro mundo, como um "aventureiro" que precisa derrotar o "Demon King". Mas antes de se enviado para esse novo mundo ele tem a oportunidade de fazer um pedido, e o que ele pede? Sendo a pessoa totalmente sacana com espírito de porco que ele é, Kazuma pede para que Aqua também vire uma "aventureira" e vá junto com ele para o outro mundo, e é exatamente isso o que acontece. Aqua e Kazuma passam, então, a ficar presos num mundo parecido com um jogo de RPG e a única forma deles se livrarem desse problema é derrotando o "Demon King".

Obviamente, como em todo bom RPG tradicional, o grupo de heróis não é formado por somente duas pessoas. Ao longo dos episódios duas garotas chamadas Megumin e Darkness se junto aos nossos heróis.

Okay, mas e aquele papo de que esse anime era insano? Bem, a história em si não é nada fora do comum, a insanidade presente em "KonoSuba" vem dos personagens. Todos os quatro protagonistas são malucos, completamente pirados na batatinha.

Kazuma, por exemplo, tem um lado pervertido que de vez em quando acaba criando algumas das situações mais engraçadas da série. Aqua pode ser descrita como uma 'burra desesperada". Primeiro porque ela é uma verdadeira anta; e segundo porque as burrices que ela faz acabam resultando em problemas e, depois disso, ela sempre entra em desespero, gritando e esperneando como se fosse uma criança que não ganhou brinquedo quando foi ao shopping. Às vezes os episódios, literalmente, tem um momento de "pause" para respirar um pouco enquanto Aqua faz pirraça.

A feiticeira do grupo, Megumin, é extremamente poderosa, mas que só quer saber de usar um tipo de magia chamada "explosion", que causa uma explosão gigantesca, mas que ao mesmo tempo faz ela desmaiar logo depois por exaustão. Apesar disso, Megumin se recusa a usar qualquer outro tipo de feitiço, o que acaba causando vários problemas ao grupo. Por fim temos a Darkness, que provavelmente é a personagem mais pirada da série. Isso porque ela é completamente masoquista. Seu objetivo na vida é ser tratada como lixo e, como resultado, o grupo a usa como isca ou escudo durante situações perigosas. Ela simplesmente sai correndo para ser espancada pelos monstros enquanto o resto do grupo fica segundo plano e usa o tempo para pensar em alguma estratégia.

Obviamente, além dos quatro protagonistas, existem outros personagens secundários que também são bem legais e engraçados.

Ainda vale dizer que a animação encontrada em "KonoSuba", principalmente na segunda temporada, apenas deixa tudo mais engraçado. Os personagens estão sempre em movimento e fazendo novas caretas. Algumas pessoas podem até achar que em alguns momentos a qualidade de animação cai porque os personagens não mantém seu design original, mas isso faz parte do estilo de animação da série. Os animadores exageram no design dos personagens sempre que podem, e isso faz com que a animação se mantenha sempre dinâmica, interessante e, claro, hilária. Raramente se vê aqueles momentos mais parados ou o reaproveitamento de poses.



Como eu comentei no inicio, "KonoSuba" tem um nível de insanidade muito acima de qualquer outro anime de comédia que eu já vi e, por esse motivo, essa produção talvez não são seja recomendada para todo tipo de público. Mas, se assim como eu, você acha que tem um parafuso solto na sua cabeça, eu diria que "KonoSuba" provavelmente vai acabar te agradando. Certamente é uma produção muito bem feita, com personagens bem criativos, boa qualidade de animação e momentos muito engraçados.


André Pequeno


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário