quarta-feira, 5 de abril de 2017

Luiz Otávio Gouvêa


Dizem por aí que “A primeira vez agente nunca esquece...”, e tenho de concordar que é a mais pura verdade...

Meu primeiro anime, nos áureos anos 90, foi o legendário Cavaleiros do Zodíaco (sim, pertenço à geração Saint Seiya, como disse o Marcelo), e, cá entre nós, foi amor à primeira vista. Depois veio tanta coisa boa... Super Campeões (Captain Tsubasa), Samurai Warriors (Samurai Troopers), Yu Yu Hakusho, Sailor Moon e tantos outros! (que saudade da Rede Manchete...). Eu gosto de determinar esse período como “Primeiro impacto” (sim, fã de Evangelion confesso).

O “Segundo impacto” veio com Dragon Ball (isso inclui a série clássica, Z e GT), Samurai X, Inu Iasha, Astroboy (a série nova), Pokemon e Digimons em geral (pois é, nem tudo melhora com o tempo...).

O “Terceiro impacto” veio quando comecei a baixar animes. Meu primeiro anime baixado será para sempre lembrado... Tales of Phantasia, 4 OVA’s baseado em um jogo de Snes (depois relançado para Playstation e Game Boy Advanced). Baixei com net discada (10 horas... tenho motivos para nunca me esquecer!), mas não me arrependo! Desde então, veio só a nata: FullMetal Alchemist, Chrono Crusade, Trigun, Hellsing...

O “quarto (e último) impacto” começou em 2006, quando me tornei um fã declarado de Mechas. Começou com Gundam 00, depois veio Gundam Seed (e Seed Destiny), Evangelion, Gurren Laggan, Full Metal Panic! (e derivados), Macross (a original mesmo, ainda preciso ver as demais séries), e outros tantos... Mas ainda assim com espaço para outros excelentes animes: D.Gray-Man, Devil May Cry, .hack//SIGN...

E a vida continua! Muita coisa ainda está por vir, incluindo MUITOS animes (e esperamos todos que sejam BONS também né?).

Um abraço para todos os membros da equipe Animehaus, para os cadastrados do site e para visitantes também!!!




TOP 10

1. Neon Genesis Evangelion;

Um dos maiores clássicos do mundo mecha (e do mundo dos animes também), Evangelion é quase perfeito, tendo apenas um defeito: O final. Já foram produzidos dois finais pra série, e nenhum dos dois ainda é bom. Mas, tirando esse “pequeno detalhe”, a série é perfeita.
 
 
2. Mobile Suit Gundam Seed/Seed Destiny;

Exaltação máxima do estilo mecha. Robôs lindos, história boa (melhor ainda a do Seed Destiny), personagens legais... Simplesmente o melhor!
 
 
3. FullMetal Alchemist; 
 
Cenas fortes e chocantes, história rica e complexa, personagens complexos e carismáticos. Tudo isso em um anime Shonen clássico. Se não fosse minha paixão por robôs gigantes, seria o primeiro colocado. Obs: Até hoje não me recuperei do episódio 07...)
 

4. Tengen Toppa Gurren Lagann;
 
Existe apenas uma palavra pra definir Gurren Lagann: Fabuloso. Ele possui TODOS os principais elementos para se fazer um anime shonen: Robôs gigantes, mulheres com grande “dotes” e semi-nuas, batalhas épicas, história empolgante, frases feitas, muito humor e heroísmo de sobra. Afinal quem você pensa que eu sou?
 
 
5. Mobile Suit Gundam/Zeta;

A série máxima de Mecha em suas primeiras encarnações. Tomino criou essas obras de arte, que contam muito mais do que uma Aventura, mas uma verdadeira saga de ficção-científica que não deixa nada devendo as maiores franquias da literature, cinema ou TV.
 
 
6. Yu Yu Hakusho;

Foi um dos primeiros, jamais esquecido. As aventuras de Yusuke estarão para sempre guardadas em minha mente. E a música da abertura em português também... No corre-corre da cidade grande, tanta gente passa, estou só...
 
 
7. Macross TV

Um clássico. A saga do amor Hykaru Ishijyo, Lin Minmei e Misa Hayase é simplesmente fenomenal. Não pelo triângulo amoroso, mas sim pela trama militar, uma das melhores tramas de guerra que já vi. O criador da série disse que “Macross é uma história de amor tendo a guerra como plano de fundo”, bem, eu acho exatamente o contrário: É uma trama militar que, por um acaso, tem um núcleo romântico.
 
 
8. Code Geass – Lelouch of the Rebellion/R2;

Code Geass apareceu em um dos momentos mais tristes para o meu mundo de animes: Logo após o fim da primeira temporada de Gundam 00. E conseguiu suprimir perfeitamente a falta viu! Code Geass é uma mistura de desenho de robôs gigantes, tramas político/militares, e com um toque especial de V de Vingança.
 
 
9. D.Gray-Man;

Foi o que me manteve no mundo dos “animes comuns” quando começou minha fase mecha. D.Gray-Man possui uma história empolgante, com personagens super carismáticos e possui, ao mesmo tempo, um estilo novo de seguir com o roteiro e uma forma bem clássica também.
 
 
10. Full Metal Panic!/Fumoffu/The Second Raid;

Simplesmente apaixonante! A saga de Sousuke Sagara e Kaname Chidori devia ser eterna. Romance, comédia e aventura (e mechs também!) em um único anime. Tudo de bom!
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário